Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
MÚSICA

COMPANHIA SONORA PARA A QUARENTENA

Playlist reúne nomes marcantes da música alagoana de todos os tempos, com Djavan, Hermeto Pascoal, Júnior Almeida, Rodrigo Avelino, Eliezer Setton e Fernanda Guimarães

Por MARIA CLARA ARAÚJO/ ESTAGIÁRIA | Edição do dia 01/04/2020

Matéria atualizada em 01/04/2020 às 06h00

O 4º dia do Maceió Verão 2018 teve Fernanda Guimarães, Vibrações, Nação Zumbi e Cidade Negra. 
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O 4º dia do Maceió Verão 2018 teve Fernanda Guimarães, Vibrações, Nação Zumbi e Cidade Negra. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió - Foto: Pei Fon
 

Ao longo do isolamento e da enxurrada de informações sobre o novo coronavírus, é normal ter aqueles momentos mais introspectivos e reflexivos. O que não podemos é nos deixar levar por sentimentos negativos. E para espantar toda a negatividade, preencher os dias de quarentena com mais esperança e motivação e ainda por cima para valorizar os artistas de Alagoas, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió (Semtel) preparou a playlist ‘Experimente Nossos Sons’, exclusivamente com músicas de artistas da terra, mas com direito a participação especial de Ivete Sangalo na música do cantor Wado.


Os especialistas concordam que em situações repentinas, como um desastre, é possível que a pessoa tenha sintomas de ansiedade e depressão, que afetam tanto o corpo físico (com náuseas, tremores, tontura, dor de cabeça), quanto a parte cognitiva do cérebro, provocando problemas como a falta de atenção, descuido pessoal e falta de concentração. Porém, não quer dizer que, necessariamente, as pessoas irão desenvolver um quadro patológico de transtorno mental. Mas o que fazer para evitar esses sintomas de depressão e ansiedade? Bom, além de tudo, a música é um bom exemplo de terapia. É normal preparamos uma playlist para corrida, atividade física, dias chuvosos, ou para uma viagem, e essas canções podem nos deixar mais animados ou mais introspectivos. Pesquisadores da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, descobriram que a terapia com música reduz drasticamente a depressão em crianças e adolescentes com problemas de comportamento. A música libera dopamina no cérebro, causando uma sensação de bem-estar. A terapia com música também proporciona outras vantagens, como o aumento da criatividade, diminui o estresse e desenvolve a memória. E se você não vê a hora de sair do silêncio absurdo da quarentena, que tal começar experimentando os sons alagoanos?


Para os mais românticos, uma variedade de canções prometem potencializar esse clima, começando, é claro por canções como, ‘Eu te devoro’, ‘Meu Bem Querer’ e ‘Vesúvio’, do alagoano Djavan. Ainda nesse clima de MPB, a seleção musical da “Experimente Nossos Sons” reúne músicas de artistas como Andréa Laís, Rodrigo Avelino, Lucy Muritiba, Felipe de Vas, Wado, Wilma Araújo, entre outros.


Já para quem curte um reggae, se prepare para dançar ao som de ‘Ela Partiu’, versão da banda Vibrações, para ocupar seu tempo livre. Também há outras canções do grupo marcando presença, como ‘Verão de Maceió’ e ‘Amor Entre Versos’. Na playlist, óbvio, não podia faltar aquele forrozinho. O ritmo mais nordestino traz Forrozão das Antigas, com “Verdadeiro Amor’ e ‘Tudo Deu em Nada’, para dançar agarradinho, nem que seja com a vassoura.


O cantor Rodrigo Avelino, que estreou na música em 2007 e atualmente trabalha o seu disco “Tempo de ser feliz”, é uma das presenças mais marcantes da playlist. O cantor também dá aulas de canto e tinha show marcados antes do anúncio de isolamento social e, conta, teve que adaptar suas aulas para a modalidade online, mas os shows continuam cancelados, o que prejudica seu financeiro.

“Agora, precisamos passar para o nosso público que tudo vai ficar bem, dizer para ficar em casa, respeitar o isolamento, que daqui a pouco tudo isso vai passar” comenta Rodrigo.


O artista reitera que, apesar de toda a situação complicada e séria que veio junto da pandemia do coronavírus, é importante se manter o ânimo. Para ele, a playlist acaba tornando os artistas mais próximos do seu público e valoriza a arte produzida no estado. “Eu acredito que é uma forma de espalhar a arte alagoana, pois assim meu público pode conhecer músicas de outros artistas e vice-versa. É uma maneira também de mostrar esse trabalho para outros públicos.” diz o cantor.


O projeto “Experimente Nossos Sons” também abre portas para que pessoas de outras regiões do país conheçam a grandeza da cultura alagoana e de nossos artistas. Na seleção de músicas, você ainda encontra sucessos de Mano Walter, Eliezer Setton, Unidade Nova Praia, entre várias outras opções para relembrar e conhecer artistas alagoanos.

A playlist “Experimente Nossos Sons” está disponível na plataforma digital Spotify.

Mais matérias desta edição