Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Caderno B

EM NOVA MÚSICA, BETO BUARQUE FALA SOBRE ISOLAMENTO SOCIAL

Canção composta e gravada em menos de 48 horas quer ser coro reflexivo sobre o presente

Por DA EDITORIA DE CULTURA | Edição do dia 04/07/2020

Matéria atualizada em 04/07/2020 às 06h00

Para Beto Buarque, momento de distanciamento e incertezas confundiu seus sentimentos
Para Beto Buarque, momento de distanciamento e incertezas confundiu seus sentimentos - Foto: Divulgação
 

O momento difícil, em que várias pessoas perderam a vida por causa da pandemia do novo coronavírus, é cantando pelo artista alagoano Beto Buarque, que acaba de lançar a canção “Minha Utopia”, composta por ele, que fala sobre o distanciamento social e a falta que faz o calor humano.

Essencial no combate à pandemia, o distanciamento impôs nova dinâmica ao mundo. Amigos não consguem se encontrar, apaixonados não conseguem um primeiro encontro, famílias estão divididas - ou desaladas. É sobre esse momento frio que fala “Minha Utopia”, composta para levar alento às pessoas e lançada quando o Brasil completou 100 dias em isolamento. De acordo com Beto, muitas pessoas vivem em um momento de incerteza sobre o caráter passageiro desse “novo normal” “Eu passava por uma mistura de sentimentos e através da música eu queria me expressar e com isso dar mais clareza ao que estava acontecendo dentro de mim, ao mesmo tempo, queria trazer um pouco de esperança na música, porque, além de falar do momento que passamos, eu também queria trazer pensamentos e palavras positivas. Quando a música ficou pronta e eu consegui me sentir mais vivo e confiante, decidi gravar e compartilhar para que as pessoas que estão passando pela mesma situação também encontrassem esse mesmo alívio para a dor delas”, ressalta o cantor.

“Cada novo dia/ É mais um dia novo igual/ Não é só monotonia/ Redefinimos o que é normal/ A vida tá mais fria / O calor tem sido virtual/ Mas também que ironia/ Entender agora o que é vital/ Como eu queria/ Saber que já chegamos no final/ E ninguém mais perderia/ Alguém por estar no plural” - a letra reflexiva também fala sobre as perdas que diversas famílias tiveram durante esse momento. Para o artista, a hora é de reflexão e de entender que ficar longe quer dizer cuidar do outro. O cantor também revela que todo o processo de criação da música e do material de divulgação levou apenas 48 horas e que, inicialmente, o objetivo era vencer alguns sentimentos negativos. “Foram 2 dias muito intensos, quando comecei a escrever senti que precisava parar todas as outras coisas e me dedicar somente à isso. Poucas horas depois, mostrei pro meu produtor musical, Ibis Cardoso. Ele abraçou a ideia e no mesmo dia gravamos a música. No dia seguinte, gravei o vídeo que está circulando agora na internet, com a ajuda de outros dois amigos. Eu mesmo editei e publiquei nas redes sociais”, finalizou o artista.


CANÇÕES

“Minha Utopia” está disponível somente no YouTube (Beto Buarque). O artista, no entanto, tem em seu repertório diversas músicas românticas, com um estilo que mistura mpb, pop/rock e o surf music. O cantor e compositor tem um CD lançado, disponível em todas as plataformas digitais, e já emplacou o sucesso Quero Tanto, que também dá nome ao álbum de estreia.

Mais matérias desta edição