Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
LANÇAMENTO

UMA NOSTÁLGICA VIAGEM COM WADO AO VIOLÃO

Terceiro single do novo álbum de Wado, “Arcos” dá pistas do que esperar de “A Beleza Que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa”; confira clipe

Por Maylson Honorato | Edição do dia 30/07/2020

Matéria atualizada em 30/07/2020 às 15h28

Mesmo reconhecido por seus experimentos rítmicos, Wado se desafia com álbum sem percussões
Mesmo reconhecido por seus experimentos rítmicos, Wado se desafia com álbum sem percussões - Foto: Felipe Camelo
 

Catarinense mais alagoano do Brasil, Wado lançou mais um single e clipe nos últimos dias, na contagem regressiva para o aguardado “A Beleza Que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa”, novo álbum do artista, com lançamento previsto para o início de setembro. “Arcos” é o terceiro single do disco e exibe uma viagem nostálgica ao violão, com a participação de Felipe De Vas e Yo Soy Toño. A faixa é mais uma pista desse universo estético inédito do álbum, o primeiro construído sem percussões na carreira do artista.

Wado está às vésperas de comemorar duas décadas de carreira, com uma trajetória musical respeitada em todo o Brasil. Aos 43 anos, o cantor e compositor de Florianópolis - que mora em Alagoas desde os 8 anos de idade - já lançou 8 álbuns. O último, “Precariado”, foi lançado em 2018. No vindouro “A Beleza Que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa”, o artista se desafiou a trabalhar sem qualquer elemento de percussão, mesmo sendo conhecido por seus experimentos rítmicos.

“É um disco só de harmonias, que acabam sugerindo os ritmos”, comentou o artista. “É um grande desafio sim fazer canções que sejam fortes por si só”, completou.

Pelo visto, o desafio foi cumprido.

“Arcos” é uma das poucas faixas do álbum em que o próprio Wado gravou o violão. Composta em parceria com Thiago Silva, a música traz um olhar afetivo, delicado e lúdico sobre a infância.

“São camadas muito abstratas de como a gente vive nossos primeiros anos e de como a gente rememora essa vivência”, comenta Wado, “a canção versa sobre a consciência e a transformação da consciência. É sobre como isso vai se cristalizando no passar dos anos, como você vai virando outras pessoas e como você olha para seu eu anterior”.

Felipe De Vas participa da faixa e comentou sobre sua segunda parceria com Wado
Felipe De Vas participa da faixa e comentou sobre sua segunda parceria com Wado - Foto: Divulgação
 

A música marca o reencontro de Wado com De Vas, de quem ele produziu o primeiro álbum, Gravidade (2015) ao lado de Dinho Zampier (que toca piano em Arcos). Já a parceria com Antonio Oiticica (nome por trás da alcunha Yo Soy Toño) é inédita em sua discografia. “Os dois são muito queridos e sou muito fã da arte deles”, conta Wado, “Toño tem essa coisa madura, de estudar muito os acordes, e o Felipe tem esse punch popstar. Achei que nessa canção eles poderiam contribuir muito, e de fato contribuíram”.”Virou um retrato da nova cena alagoana”, comenta o músico.

Falando em nova cena musical alagoana, Felipe De Vas é outro artista que vem se destacando nos últimos anos. O cantor comentou a participação no single de Wado e destacou que a parceria é artisticamente revigorante.

“Trabalhar com o Wado é sempre sentir que estamos indo além da própria música, é um trabalho de redescoberta, de uma fuga dos padrões musicais, é um artista tão único que a sensibilidade é renovadora e altamente viciante. Dialogar com o Wado artisticamente é um prazer dos grandes”, disso.

ESTREIA DE ARCOS

É a primeira parceria de Wado com Yo Soy Toño
É a primeira parceria de Wado com Yo Soy Toño - Foto: Laura Fragoso
 

A faixa “Arcos” está disponível em todas as plataformas digitais. Já o clipe da canção, uma intensa e bucólica incursão à infância, estreou no site especializado “Tenho Mais Discos Que Amigos” (tenhomaisdiscosqueamigos.com), no canal do selo LAB344 no YouTube.

Sobre a parceria, Yo Soy Toño destacou que Wado é uma das suas referências musicais e ainda aumentou as expectativas sobre o novo álbum do catarinense.

“Lembro que o convite do Wado pra participar da música Arcos foi em alguma festa em Maceió. E o sentimento que tive foi também de alegria, festejo, porque eu cresci indo aos shows dele, ouvindo suas músicas, sendo fã. É muito massa poder agora cantar junto no novo single e ainda mais estar entre os convidados desse novo disco, que tem tudo pra ser um dos grandes lançamentos de 2020.”

Além de Arcos, o novo álbum já ganhou outros dois singles: Faz Comigo, em parceria com FLORA; e Nina, com participação de Lucas Santtana e que atingiu recentemente a marca de 100 mil reproduções no Spotify. Os singles chegaram acompanhados de videoclipes, todos disponíveis no YouTube.

 

Mais matérias desta edição