Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Caderno B

COACH: LIVRO USA PRECEITOS DA ENGENHARIA PARA CRIAR MÉTODO

Engenharia de Vida: obra de Ronaldo Patriota é sobre autoconhecimento e objetivos

Por MAYLSON HONORATO/ COM ASSESSORIA | Edição do dia 05/09/2020

Matéria atualizada em 05/09/2020 às 05h00

Autor diz que livro é direcionado aos que têm dificuldade para tomar decisões
Autor diz que livro é direcionado aos que têm dificuldade para tomar decisões - Foto: Divulgação
 

As restrições necessárias contra o avanço do novo coronavírus, como fechamento de estabelecimentos não essenciais, incluindo bares, restaurantes e escolas, vêm potencializando a desorganização de projetos pessoais e a vida financeira de muitos brasileiros. Enquanto alguns ainda tentam se recuperar do impacto no bolso, outros tantos seguem perdidos, sem nem mesmo saber por onde começar para se reerguer. Foi pensando nessas pessoas que o engenheiro Ronaldo Patriota lançou, na última sexta-feira (4), o livro “Engenharia Vida: Como usar estratégias da engenharia e construir a melhor existência possível”. De acordo com o escritor, a obra pode ser “perfeitamente o guia moral e prático para este momento de reconstrução”.

O livro de Patriota é uma obra sensível, poética e ao mesmo tempo objetiva. A busca é por nortear o leitor a questionamentos que identifiquem desejos – para os duvidosos e inseguros – e iniciar a caminhada em busca dos objetivos de vida. O autor explica que o livro explora o autoconhecimento de cada ser. “A importância de cada pessoa saber identificar o que deseja para si, como planejar, traçar metas e executá-las é a construção que o livro oferece para o leitor”, diz Ronaldo. Patriota ainda complementa que a obra, que vinha sendo escrita desde 2017, é uma contribuição deixada para a sociedade, em especial às pessoas que carregam consigo dúvidas e dificuldades em se organizar ao ponto de garantir o sucesso. “No livro, trabalho para fazer o leitor encontrar a sua essência. É por meio dos questionamentos que conseguimos compreender nossos desejos. Como também é por meio de nossos sentimentos que garantimos forças e vontades para ter uma vida harmônica e de vitórias.” O método “Engenharia de Vida” é formado por histórias, parábolas, lições e oferece conselhos de como organizar a vida em todos os seus aspectos. Ronaldo apresenta um manual sobre como construir uma vida sólida e indestrutível nas mais distintas esferas que a alicerçam, baseando seus “ensinamentos” em princípios de sua profissão. “O que está no passado foi concretado, endureceu, gerou aprendizado e passou. O futuro é só uma ideia no papel à espera de que a pessoa possa criá-lo e executá-lo, como fazem os bons engenheiros de vida”.


RONALDO PATRIOTA

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ronaldo é empresário da construção civil com mais de 30 anos de experiência em obras públicas e imobiliárias. Por seis anos, presidiu o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e também já foi presidente do Sindicato da Indústria do Estado de Alagoas (Sinduscon).

Mais matérias desta edição