Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Caderno B

CANAL BRASIL EXIBIRÁ “O UNIVERSO GRACILIANO” EM MOSTRA QUE HOMENAGEIA SYLVIO BACK

Programação especial revisita obra do cineasta, que acaba de receber título de Doutor Honoris Causa

Por DA EDITORIA DE CULTURA | Edição do dia 19/09/2020

Matéria atualizada em 19/09/2020 às 05h00

Sylvio Back diz que “Blade Runner” nunca fez tanto sentido, ao falar do período de distanciamento social
Sylvio Back diz que “Blade Runner” nunca fez tanto sentido, ao falar do período de distanciamento social - Foto: Divulgação
 

Considerado um cineasta que transpõe poesia para seus filmes, Sylvio Back é o homenageado de setembro do Canal Brasil, em uma programação especial que revisita pontos altos da produtiva carreira do realizador. Um filme é exibido semanalmente, desde o começo do mês, e nesta quarta-feira (23), às 13h40, será a vez de “O Universo Graciliano” - emblemático documentário de Back, que explora os descompassos entre vida e obra do escritor alagoano Graciliano Ramos. Recentemente intitulado “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal de Santa Catarina, Sylvio Back se apaixonou ainda na juventude pela obra do mestre Graça. Em “O Universo Graciliano”, ele expõe a contradição entre o homem e o artista. E esmiúça material de arquivo e entrevista pessoas próximas do autor. “Sob muitos aspectos, Graciliano era um homem do partido [comunista], mas não construiu sua obra à sombra do realismo socialista. Foi um resistente. Chorou, quando Stalin morreu, mas se decepcionou com a União Soviética”, pontuou Sylvio quando lançava o filme. Para ele, Graciliano não foi só um grande escritor. Era cinéfilo e cineasta. “Angústia é um livro complicadíssimo, mas muito cinematográfico. Ele escrevia como se filmasse”. O filme que abriu a programação especial foi o “clássico” do cinema urbano brasileiro “Lance Maior” (1968), que foi seguido por “Revolução de 30” (1980), origem e desfecho do golpe de 1930. Essa semana, o canal exibiu “Guerra do Brasil” (1987), sobre a Guerra do Paraguai. “O Universo Graciliano” (2013), vida, obra e morte de Graciliano Ramos, é o filme do dia 23/09; e “Lost Zweig” (2004), sobre os últimos dias de Stefan Zweig, autor de “Brasil, país do futuro”, encerra a comemoração, no dia 30 de setembro.


DOUTOR SYLVIO

O título de “Doutor Honoris Causa” foi concedido a Sylvio Back por sua obra cinematográfica e literária dedicada à arte e à cultura de Santa Catarina e do Brasil. Back diz que nunca esperou o reconhecimento que tem recebido, após 38 filmes lançados e mais de 77 prêmios nacionais e internacionais. “Muitas vezes falei, brincando, que cada filme, pelo tempo de realização (entre quatro e cinco anos, da ideia à primeira cópia) era como se fora um doutorado. Nunca me ocorreu o título de agora, uma bela surpresa que confirma a intuição que tive, consagrada com este inédito ‘Doutor Honoris Causa’ pela excelsa Universidade Federal de Santa Catarina. Um luxo só”, comentou o realizador, que aproveitou para falar de projetos futuros. “Assim, em plenos 83, acredito que ler um poema por dia, velhice adia. Quando a peste negra, o coronavírus de então, corria solta por Londres, Shakespeare escrevia seus maravilhosos poemas eróticos, e de quebra, a peça “King Lear. Ou seja, não se entregou à inércia nem ao desespero enquanto ficava de quarentena como muitos de nós (sim, os que temos a felicidade de poder ficar em casa!). Pois,vamos combinar, ainda que ‘Blade Runner’ seja pura ficção, nunca como antes ela faz tanto sentido, hein?!” Além de cineasta, Sylvio é escritor, jornalista, produtor, roteirista e poeta. “Sou como aqueles artistas da Idade Média que, para sobreviver, ‘mexiam’ com todas as artes. Por isso trafego, livre e impunemente, tanto pela literatura (poesia, contos, ensaios) como pelo cinema (pesquisa e escritura de meus roteiros de docs & fics)”, diz.

Mais matérias desta edição