Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Caderno B

INSCRIÇÕES PARA EDIÇÃO ARAPIRAQUENSE DO BRLAB ENCERRAM NESTA SEXTA (26)

Projeto dará incentivo e consultoria gratuita para projetos audiovisuais de Alagoas

Por Editoria de Cultura | Edição do dia 24/02/2021

Matéria atualizada em 24/02/2021 às 04h00

Selecionados terão consultoria com referências do audiovisual alagoano e brasileiro
Selecionados terão consultoria com referências do audiovisual alagoano e brasileiro | Divulgação

Com o mercado do audiovisual alagoano borbulhando, com diversos nomes e produções circulando entre os principais festivais nacionais, o Laboratório Internacional de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais (BRLab) terá uma edição inédita (e gratuita), na cidade de Arapiraca. Realizadores interessados podem inscrever seus projetos até a sexta-feira (26). O projeto ocorre de 22 de março a 9 de abril.

Projetos de todo o estado podem participar, no entanto, metade das vagas estão reservadas para os realizadores que vivem e atuam em Arapiraca ou no Agreste de Alagoas. Além disso, o realizador inscrito deverá comprovar no ato de inscrição que atua na área e que está diretamente envolvido na concepção do roteiro da obra submetida.

De acordo com comunicado do projeto à imprensa, o laboratório é intensivo. “Serão dezenas de horas de capacitações coletivas e individuais com roteiristas, consultores de roteiro, produtores executivos, diretores, executivos do mercado de conteúdo com ampla experiência no desenvolvimento e produção de projetos.” 

Além de produtores como Mariana Brasil, Beatriz Carvalho e Rafael Sampaio, diretor geral do BrLab, René Guerra, Ulisses Arthur e Rafhael Barbosa, nomes potentes do cinema de Alagoas, participarão do laboratório e auxiliarão os realizadores a desenvolverem seus projetos.


Selecionados terão consultoria com referências do audiovisual alagoano e brasileiro
Selecionados terão consultoria com referências do audiovisual alagoano e brasileiro - Foto: Divulgação
 

O BrLab é o único laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que incentiva e recebe projetos de toda a América Latina e Península Ibérica, por meio de bolsas para que profissionais de diferentes países e regiões do Brasil participem de diversas atividades e sejam orientados sobre seus projetos por renomados consultores. Por essa razão, acumula casos bem-sucedidos de filmes lançados, no Brasil e no exterior, e se consolidou como um espaço de referência internacional dentre as principais plataformas, laboratórios e iniciativas similares que existem fora do país. Em oito anos, foram recebidas um total de 1.990 inscrições e mais de 250 profissionais foram qualificados diretamente pelo programa; através de 108 projetos que participaram do BrLab e que representaram 17 países e 10 estados brasileiros.

Dentre os projetos participantes, 21 já foram finalizados e lançados como longas metragens; 11 títulos estão atualmente em finalização; e outros 15 estão em estágios avançados de financiamento, o que permite à organização projetar o número de 47 longas-metragens participantes do programa lançados e finalizados até 2021.

Durante o BrLab, duplas de representantes dos projetos selecionados dispõem de consultoria integrais aos seus projetos em aspectos fundamentais para uma melhor realização de seus produtos: roteiro, direção, produção e distribuição. As atividades incluem ainda palestras e encontros com profissionais do Brasil e do exterior.

Mais matérias desta edição