Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Caderno B

FAZENDO ARTE NA PANDEMIA

Estudantes e professores se unem para fazer arte na pandemia e revelam que produção ajudou a minimizar solidão imposta pelo distanciamento social

Por Maylson Honorato com assessoria | Edição do dia 26/02/2021

Matéria atualizada em 26/02/2021 às 04h00

| Reprodução

O novo normal estabelecido para nos proteger do coronavírus e minimizar os impactos da Covid-19 aqui e no mundo tem exigido uma dose extra de autocuidado e muita criatividade para manter vivos projetos e sonhos. Nesta história, você vai conhecer exemplos de como a arte tem ajudado a fortalecer vínculos e manter vivo o desejo de construir um novo mundo a partir do conhecimento.

Em Maceió, alunos, professores, técnicos e mesmo a comunidade externa estão sendo estimulados a compartilhar seus fazeres artísticos por meio do projeto Mostra seu Talento, do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL). Trata-se de uma exposição virtual nas redes sociais da instituição. A mostra está aberta a trabalhos nas áreas do artesanato, artes visuais, dança, música, literatura entre outras. A primeira publicação aconteceu em abril de 2020 e, desde então, dezenas de trabalhos foram inscritos e exibidos na mostra, que já integra o calendário permanente da universidade.

Victor Carnaúba, coordenador de extensão da instituição, explica que a mostra é capaz de quebrar barreiras e promover a interação entre alunos e professores, que passam a se conhecer e interagir também por conta de seus talentos e hobbies. “A atividade artística é fundamental para desenvolver o senso crítico e a sensibilidade para resolução de questões humanas e sociais, colaborando para o respeito às diferenças e a busca pelo conhecimento multicultural”, destaca.


Foto: Reprodução
 

Picadeiro virtual

Gabriel Matheus, estudante de Odontologia, diz que a vivência artística o ajudou a fugir da depressão e manter a saúde emocional em equilíbrio. Trapezista da Escola de Circo do Palhaço Biribinha, em Arapiraca, ele conheceu as artes circenses aos 10 anos e conta que a experiência contribuiu para sua formação. 

“No circo aprendi a superar a timidez e fortalecer a autoestima, me descobri especial”, conta. Na Mostra seu Talento, o estudante teve a oportunidade de revelar seu lado artista à comunidade acadêmica, fazer novos amigos e reviver um pouco a experiência dos aplausos. “Foi uma experiência maravilhosa poder reviver o contato com o público circense e passar a ser reconhecido como artista trapezista pelos meus amigos [...]”, revela.


Arte e saúde

Lara Moreira é aluna do curso de Medicina e artista visual. A Mostra seu Talento não foi sua primeira oportunidade de exibir a habilidade com pincéis, ela já participou de duas exposições coletivas e lembra do quão importante foi o contato e a troca de experiências com outros artistas. “Ter esse espaço para divulgação e reconhecimento artístico é muito importante para o processo de criação e nós alunos ganhamos bastante engajamento social”, afirma.

Sobre o processo de criação em meio ao isolamento social, ela conta que a arte foi fundamental de maneira terapêutica e como ferramenta de desenvolvimento da inteligência visual/espacial. “O processo criativo foi importante para manter uma rotina em casa nos meses mais pesados de isolamento. Aproveitei para testar algumas técnicas de construção de miniaturas e também para aprender a bordar e costurar algumas peças. Desenvolver essas atividades foi muito importante para lidar com as aulas online da faculdade, manter o foco nos estudos e sair um pouco do excesso de informações sobre Covid”, explica.

A estudante Hellen Morais, do curso de Arquitetura e Urbanismo, também atribui ao seu fazer artístico a manutenção do equilíbrio e da saúde mental, principalmente nesse difícil período de pandemia e distanciamento social obrigatório. Ela conta que expressa suas emoções por meio dos desenhos e que desde 2018 compartilha seus trabalhos nas redes sociais. A Mostra seu Talento foi sua primeira exposição coletiva e ela já aguarda a edição 2021 do projeto. “O resultado foi muito positivo, conheci pessoas novas e interessantes, tive ótimo retorno sobre meu trabalho. Quero que essa tenha sido a primeira de muitas outras que virão”, afirma.


Foto: Reprodução
 

Mostra 2021

Para conhecer as obras da Lara e da Hellen, testemunhar as acrobacias do Gabriel, e descobrir os quase 50 talentos reunidos na Mostra seu Talento, basta acessar o perfil @extensaounit no Instagram.

As inscrições para a edição 2021 da Mostra seu Talento já estão abertas. Os interessados devem enviar conteúdo para o e-mail [email protected], acompanhado de nome, curso e período (para alunos e membros do centro universitário), perfil no Instagram e breve relato pessoal de como despertou para a produção artística. Todos os trabalhos passarão por uma curadoria antes da publicação.

Mais matérias desta edição