Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Caderno B

SEMANA SANTA NA PANDEMIA TEM PAIXÃO DE CRISTO VIRTUAL

Pelo segundo ano, espetáculos se adaptaram para celebrar história de Cristo na Páscoa

Por Editoria de Cultura | Edição do dia 02/04/2021

Matéria atualizada em 02/04/2021 às 04h00

| Divulgação

Uma história com 2021 anos e que mesmo assim não corre o risco de cair na obsolescência. A Paixão de Cristo, que narra a trajetória de Jesus de Nazaré entre os homens, está diferente do habitual e, este ano, será encenada em formato de live. O espetáculo é uma produção da Associação Teatral Arte e Fé (Ataf), de São Miguel dos Campos, e vai ao ar nesta sexta-feira, dia 2 de abril, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal da Ataf no Youtube.

O grupo miguelense existe há 24 anos e, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, não realizou o espetáculo no ano passado. De acordo com André Vieira, diretor da encenação, o grupo se uniu para superar as adversidades e levar a mensagem que a história mais importante da humanidade traz para este momento.

“No ano passado ficou aquele clima estranho, uma sensação de vazio para nós e para todos os moradores aqui da cidade, estamos todos habituados a ter dias frenéticos nesta época do ano e, por causa da pandemia, isso não foi possível em 2020. Agora, a gente aproveitou a Lei Aldir Blanc para viabilizar a Paixão de Cristo, nos reinventamos”, conta.

Normalmente, a iniciativa mobiliza 210 pessoas, entre atores, técnicos e produtores. Para manter as pessoas engajadas no novo formato, o trabalho começou nos primeiros dias de 2021.

“Todos os atores, como sempre fazemos, são de São Miguel dos Campos, toda a produção é de São Miguel, os figurinos, a técnica, mantivemos isso. É uma característica do grupo trazer novidades todos os anos e, este ano, a novidade está na riqueza de detalhes”, explica o diretor.

As gravações do vídeo que será exibido no Youtube começaram em janeiro e diversas câmeras foram utilizadas, capturando a emoção dos atores, os detalhes da indumentária e do cenário. A locação, diferente dos anos anteriores, foi a Cidade de Maria, no município de Craíbas, também em Alagoas.


Grupo de São Miguel dos Campos apresentará espetáculo no YouTube nesta sexta-feira (2)
Grupo de São Miguel dos Campos apresentará espetáculo no YouTube nesta sexta-feira (2) - Foto: Divulgação
 

“Foi uma experiência nova para todos nós. São mais de duas décadas comprometidos com este espetáculo e, como alguém que está presente desde o início da produção, o sentimento do grupo neste momento é de missão cumprida. É também, para todos nós, uma realização pessoal poder voltar a encenar, continuar fazendo, mas acima disso está a missão de levar a mais bela história da humanidade para tantas pessoas”, diz André Vieira.

Com a transmissão pela internet, a ideia é alcançar um público ainda maior do que os que se mobilizam para ver o espetáculo presencial.

“Nada substitui o ao vivo, mas neste momento em que entendemos a necessidade do distanciamento social, é uma maneira de falar de amor, de esperança, de fé para as pessoas, quando elas precisam muito disso”, completa o diretor.


O PAPEL DE JESUS

Apesar do novo formato, André Vieira diz que o processo de gravação foi marcado pela entrega dos atores aos personagens e que isso será percebido pelo público.

O veterano Glayton Santos, que integra a Associação Teatral Arte e Fé há 15 anos e há cinco anos interpreta Jesus, fala da honra de interpretar o homem mais importante da história da humanidade.

“A Ataf tem o poder de se reinventar. Em 2020 estávamos com o espetáculo pronto para ir pra rua, mas não foi possível. Pela cobrança e pela responsabilidade que temos com o público e com as famílias miguelenses que nos acompanham, trazemos o espetáculo em forma de live, comprometidos com a emoção”, diz Glayton.

“É uma emoção que se renova a cada espetáculo. Nunca é a mesma emoção. As gravações foram muito emocionantes e eu tenho certeza que o público vai se emocionar também”, completa o ator.


SERVIÇO:


O quê: A Paixão de Cristo (Ataf - São Miguel dos Campos/AL)

Quando: Sexta-feira, 2 de abril, 20h

Onde: Youtube (Ataf)

Quanto: Gratuito

Mais matérias desta edição