Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Caderno B

EDU LIMA O PRÍNCIPE SANFONEIRO

Cantor e sanfoneiro mirim encanta jurados no The Voice Kids e promete emocionar o público com participação no programa; Edu Lima está no time de Gaby Amarantos

Por MAYLSON HONORATO | Edição do dia 08/06/2021

Matéria atualizada em 08/06/2021 às 04h00

Foto: Reprodução / Instagram
 

Em meio ao caos da pandemia e a saudade de celebrar as festas juninas, a voz bem nordestina de Edu Lima ecoou pelo Brasil nesse domingo (6), quando o cantor mirim teve sua participação exibida no The Voice Kids (Rede Globo). Aos 13 anos, o sanfoneirinho foi um dos destaques da edição de estreia da temporada do reality e cantou e tocou a música “Verdadeiro Amor”, da Banda Magníficos. Gaby Amarantos virou a cadeira segundos após o começo da apresentação. Michel Teló também mostrou que queria o participante em seu time. “Que coisa mais linda!”, disse ele. Edu agradeceu o carinho dos dois, mas escolheu ficar no time de Gaby. “Você é lindo. Você é o Brasil que eu acredito. Viva a música brasileira, viva você!”, disse a técnica, emocionada. Edu Lima Sanfoneiro também cantou um pouco da música Asa Branca, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e conquistou ainda mais os jurados, que lembraram, por sua fisionomia, do cantor Dorgival Dantas, o qual Edu Lima tem como inspiração. A voz afinadíssima do garoto rendeu comentários nas redes sociais e até mesmo entre artistas alagoanos. Roberta Aureliano, que já dividiu o palco com Edu Lima, diz que o menino canta e toca com paixão e que nasceu para isso. “Já dividimos o palco diversas vezes, cantando com a Banda Cazuadinha, e em todas essas vezes ficamos apaixonadas por essa voz, pelo jeito que ele toca e, ainda mais, pela paixão e alegria que ele leva para o palco. Ele é um dos grandes, um talento alagoano que precisa ser valorizado, independente de sua participação no programa”, afirma a cantora e atriz. “Nasceu para cantar e encantar! Tem um futuro lindo na música e com certeza será abraçado pelo Brasil inteiro nessa etapa no The Voice. A gente tá aqui na torcida e vibrando muito pela apresentação linda que ele fez domingo”, finaliza Roberta.


“SOU EDU LIMA SANFONEIRO, VIM DE CRAÍBAS, ALAGOAS, PARA o MUNDO”

Nascido em Craíbas, município do Agreste alagoano, Edu Lima começou a tocar sanfona ainda mais jovem e recebeu apoio imediato de sua avó, Lena Carvalho, que faleceu recentemente, em decorrência de complicações da Covid-19. O pai de Edu aprendeu, por causa do filho, a tocar triângulo. Uma maneira de ajudar nas apresentações. O garoto, então, começou a circular por sítios da região, até que rompeu as barreiras e chegou a participar de grandes shows e eventos, conquistando crianças e adultos. “O amor que eu tenho pela sanfona é um sentimento muito grande. É um instrumento que eu me apaixonei quando vi. Eu comecei a tocar nos sítios, tudo que me chamava eu ia”, disse Edu no vídeo exibido antes da apresentação no The Voice Kids. “Eu não tocava nada. Vendo ele tocando eu preferi também aprender a tocar triângulo pra ajudar ele”, completa o pai do cantor mirim, que já se apresentou com ícones do forró, como Mano Walter e Wesley Safadão. Após apresentação no The Voice Kids, Edu Lima desfilou em carreata na cidade de Craíbas e agradeceu o apoio dos alagoanos. “Quero agradecer, primeiramente, a Deus, esse sonho está se concretizando. Quero agradecer a toda galera que está torcendo por mim. Com fé em Deus vou trazer alegria para o nosso Nordeste ”, disse, aproveitando para lembrar que perdeu dois familiares durante sua carreira. “[...] Quem conhece a minha história sabe que eu perdi duas pessoas muito importantes nessa minha carreira artística. Meu tio Neurisvan, que me apoiou desde pequenininho, que me influenciou demais, e minha avó, Lena Carvalho, que foi um anjo que entrou na minha vida. Deus quis eles pertinho dele. E eles deixaram um sonho, que era realizar o meu sonho. E esse sonho está se concretizando”, acrescentou Edu, que dedicou a alegria da aprovação aos familiares. “Eu estou muito feliz, pois as cadeiras viraram. E quero agradecer a toda a galera que está aí torcendo por mim. Com fé em Deus, eu vou trazer muita alegria para o nosso Nordeste”, finalizou.

Mais matérias desta edição