Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Cultura

GANHANDO O MUNDO

Alagoano Rodrigo Avelino comenta pré-seleção de ‘Concerto Íntimo’ no Grammy Latino 2022 e dá detalhes sobre o álbum, já disponível nas plataformas digitais

Por THAUANE RODRIGUES * ESTAGIÁRIA | Edição do dia 16/08/2022

Matéria atualizada em 16/08/2022 às 19h07

 

Foto: Benita Rodrigues
  

Lançado no primeiro semestre, o álbum ‘Concerto Íntimo’, do artista alagoano Rodrigo Avelino, está ganhando novos ares e foi pré-selecionado ao Grammy Latino 2022. O trabalho mais recente do cantor e compositor é composto por canções escritas durante a pandemia e pode concorrer em seis categorias, caso passe pela próxima peneira.


Pré-selecionado nas categorias de ‘Melhor álbum do ano’, ‘Melhor cantor e compositor’, ‘Melhor álbum de Música Popular Brasileira’, ‘Gravação do ano’, ‘Canção do ano’ e ‘Melhor canção em língua brasileira’, Rodrigo Avelino agora irá segurar as emoções até o dia 20 de setembro, quando sai a lista oficial dos indicados ao Grammy.


De acordo com o artista, o álbum foi inscrito em 9 categorias e conseguiu passar em 6. Mesmo sendo uma primeira etapa da seleção, a entrada de ‘Concerto Íntimo’ seleto grupo de pré-selecionados representa muita coisa em sua trajetória, diz Avelino.


“É muito simbólico estar presente nessa pré-seleção do Grammy, principalmente por ‘Concerto Íntimo’ ser fruto de uma lei de incentivo, da Aldir Blanc, por ser um trabalho que eu tenho muito carinho, feito no meio da pandemia, com muitas coisas acontecendo”, relembrou ele.


‘Concerto Íntimo’, que é, para Rodrigo, um álbum feminino, foi lançado em maio deste ano e, em junho, chegou ao palco do Teatro Deodoro, em um show que contou com a presença de Selma Brito, Luiz Martins e de diversas mulheres atuando nas mais diversas áreas, da iluminação ao quarteto de cordas.


Segundo o artista, o álbum surge a partir da inquietude gerada ao ver poucas mulheres atuando na cena musical e perceber que os artistas homens precisam entender que os espaços têm que ser ocupados de forma igualitária, tanto que 90% das pessoas envolvidas no processo de criação do álbum são mulheres.


“Realizar o show de lançamento na casa da cultura alagoana foi uma alegria imensa, um momento muito especial e muito importante. ‘Concerto Íntimo’ é um trabalho muito diferente do ‘Tempo de ser feliz’ [primeiro álbum do artista], ele traz uma sonoridade diferente, com uma construção feminina, tanto que na noite do lançamento nós tivemos uma mulher fotografando, da equipe do Deodoro, e uma mulher fazendo toda a direção da luz”, contou ele.


“Tudo estava conectado! Um disco feminino e ele precisava ser lançado com esse complemento. Foi uma alegria imensa e agora, com essa pré-seleção ao Grammy, a felicidade está transbordando”, completou.


Com 10 faixas, o álbum estará concorrendo na categoria ‘gravação do ano’ e ‘canção do ano’ com as músicas “Vão’’, na qual o cantor teve a participação de Selma Brito e Luiz Martins, e “Ao mais”. Fugindo da formação baixo, bateria e guitarra, ‘Concerto Íntimo’ traz a palavra em evidência e foi responsável por trazer desafios ao artista, que até o momento não havia criado arranjos musicais para instrumentos de cordas.


“O disco ‘Concerto íntimo’ representa muito nessa minha caminhada, principalmente na questão de aprendizados, eu aprendi com as mulheres, pude entender a importância e trazer elas para esse trabalho”, contou Rodrigo.


Animado com toda a repercussão do álbum, Rodrigo Avelino afirma que essa pré-seleção chegou como uma coroação para esse trabalho. Além disso, essa pré-seleção fala sobre a representatividade da arte alagoana pelo mundo, defende.


“Esse álbum foi feito por muitas mãos e, independentemente das próximas etapas do Grammy, eu já estou feliz demais por essa pré-seleção. É um trabalho vindo de uma lei de incentivo à cultura, é Alagoas sendo divulgada lá fora e eu espero que cada vez mais os artistas alagoanos tenham a possibilidade de mostrar seu trabalho lá fora. É muito bom ser daqui, estar produzindo e ver os meus amigos e colegas de profissão produzindo”, disse.


Já pensando no futuro, Rodrigo está buscando apoio para rodar com o show em outros espaços e estados. Além disso, novos projetos para o ano que vem já estão sendo pensados, inclusive um possível novo álbum.


*Sob supervisão da editoria de Cultura

Mais matérias desta edição