Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5715
Consórcio Nordeste

PAULO PARTICIPA NA HOLANDA DA CÚPULA MUNDIAL DO HIDROGÊNIO

Evento é o maior do mundo focado em soluções de hidrogênio como energia limpa e discussão sobre novas tecnologias

Por Regina Carvalho | Edição do dia 14/05/2024

Matéria atualizada em 14/05/2024 às 04h00

O Governador Paulo Dantas está participando do World Hydrogen 2024 Summit Exhibition, em Roterdã, na Holanda, ao lado de governadores do Nordeste. O evento é o maior do mundo focado em soluções de hidrogênio, como energia limpa, assim como proporciona discussões sobre novas tecnologias e parcerias internacionais.

Ontem, Paulo destacou que os esforços alagoanos para se tornar um polo de energia limpa, citando exemplos significativos de investimentos. "Alagoas tem se destacado pela sua capacidade de atrair grandes projetos de energia renovável. Recentemente, a EDP de Portugal anunciou um bilhão e meio em Delmiro Gouveia para energia solar, e a Casa dos Ventos que deve começar a operar em breve em nosso estado."

O Governador ainda evidenciou a importância do engajamento global para o avanço das políticas de energia limpa no Brasil.

“Estamos aqui não só para mostrar o que Alagoas tem feito, mas para aprender e trazer para nosso estado o que há de mais avançado no mundo em termos de tecnologia de hidrogênio e energias renováveis", disse ele.

Já a governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, reforçou a importância da colaboração entre os estados da região e o alinhamento com as políticas federais.

“Este é um novo momento para o Brasil, um momento de retomada do diálogo das relações internacionais e inserção na agenda global de descarbonização. Os estados do Nordeste estão à frente nesta transição, com o Nordeste representando a maior parte dos parques eólicos do país,” afirmou Bezerra.

Também presente no World Hydrogen 2024 Summit Exhibitio, o secretário Hugo Leahy (Relações Federativas) enfatizou a importância da presença de Alagoas em agendas internacionais.

“Estamos no maior evento de hidrogênio do mundo dialogando com empresas internacionais que vêem o nosso estado com potencial região para investimentos. Agora, mais do que nunca devemos pensar na natureza e investir em energia limpa é prioridade do Governo de Alagoas”, destacou.

A secretária Renata dos Santos (Fazenda) contou que Alagoas já possui legislação específica para a pauta das energias renováveis. “É importante destacar que estamos com o Marco Regulatório Estadual do Hidrogênio Verde em fase final de discussão e em breve será votada na Assembleia Legislativa."

Mais matérias desta edição