Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

PREFEITURA LANÇA GUIA PARA CONSTRUÇÃO E REFORMA DE CALÇADAS

Só este ano, município já notificou cerca de 400 proprietários de imóveis por causa de irregularidades em passeios públicos

Por william makaisy | Edição do dia 10/12/2019

Matéria atualizada em 10/12/2019 às 06h00

É raro encontrar, nas ruas de maceió, calçadas uniformes, onde os alagoanos podem andar sem se preocupar com acidentes, como tombos e quedas. Pensando no bem-estar dos cidadãos, e na regularidade das calçadas, a Prefeitura de Maceió lançou na última quinta-feira (5), o Guia Prático para Construção e Reforma de Calçadas, um documento com o objetivo de orientar o projeto e execução das calçadas no município. Segundo Davi Pradines, engenheiro civil da coordenação de análise de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), o guia prático é uma tentativa de simplificar a cartilha já existente, deixando ela de fácil entendimento para qualquer pessoa. “Este Guia Prático é uma atualização de uma cartilha já existente desde 2018, e o objetivo dele é de simplificar essa cartilha, deixando ela com um fácil entendimento para qualquer pessoa, seja ela da área técnica ou não, para que possa ler, interpretar e executar da forma correta. O guia em comparação com a cartilha, foi bem reduzido, já para ficar mais simples” Adiantando informações presentes no Guia Prático, Davi Pradines explicou as principais medidas contidas nele. “A forma correta de se construir uma calçada é respeitar a altura do meio fio, a inclinação transversal de uma calçada, que deve ser no máximo 3%, para que um pedestre possa transitar livremente e sem dificuldades. O piso deve ser de concreto e a faixa permeável pode ser de piso intertravado ou solo natural. Além disso, se for lotes de esquina, precisa ter rampas para deficientes físicos e o piso tátil para deficientes visuais”, explicou Davi Pradines, da coordenação de análise de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Com relação às notificações sobre calçadas irregulares, o número, segundo Davi Pradines, foi pouco mais de 500 em 2018 e até novembro de 2019, cerca de 400 notificações. “Existe fiscalização constante aqui na diretoria de fiscalização do uso do solo, regularmente recebemos denúncias e vamos até o local checar se realmente há uma irregularidade, constatada a irregularidade, o proprietário é notificado e recebe um prazo para apresentar defesa ou regularizar, caso não o faça, ele é multado. Em 2018 fizemos cerca de 500 notificações, e até novembro deste ano 400 imóveis foram notificados sobre irregularidades nas calçadas”, relatou o engenheiro civil.

POPULAÇÃO

Entre os alagoanos as reclamações de dificuldades para se locomover nas calçadas é grande. “As calçadas de Maceió são horríveis, já cheguei a quase torcer o tornozelo andando em uma delas. São esburacadas, muitas não são uniformes, é um tortura andar nelas, principalmente para pessoas de mais idade, que são mais frágeis, uma queda pode ser fatal. Não sabia desse guia que a prefeitura disponibiliza, é uma boa, assim as pessoas vão começar a fazer do jeito certo”, contou Maurício José de Assis.

“O que mais vejo aqui em Maceió são calçadas irregulares, não são uniformes, são cheias de buracos, os idosos correm risco constante de cair em uma delas. Se a prefeitura está disponibilizando esse guia é uma coisa boa, porque estamos precisando. O centro da cidade mesmo é horrível de andar, já cheguei a tropeçar e cair naquela parte, isso na minha idade não é bom. Esse guia precisa ser mais divulgado, eu não estava sabendo da existência dele”, relatou Angela Maria.

/Muitas calçadas em Maceió apresentam irregularidades, o que dificulta a locomoção

Mais matérias desta edição