Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

BEBÊ ABANDONADO NO LIXO RECEBE ALTA E VAI PARA ABRIGO

Para a equipe médica que acompanhou desde o início a história do menino que não tinha nem nome, o que aconteceu foi um verdadeiro milagre. O bebê abandonado pela mãe no lixo – um prematuro extremo – agora se chama Davi Samuel dos Santos e também poderá te

Por regina carvalho | Edição do dia 10/12/2019

Matéria atualizada em 10/12/2019 às 06h00

Davi Samuel foi abandonado em setembro e passou três meses internado na Maternidade Santa Mônica
Davi Samuel foi abandonado em setembro e passou três meses internado na Maternidade Santa Mônica | Assessoria

Para a equipe médica que acompanhou desde o início a história do menino que não tinha nem nome, o que aconteceu foi um verdadeiro milagre. O bebê abandonado pela mãe no lixo – um prematuro extremo – agora se chama Davi Samuel dos Santos e também poderá ter uma nova vida a partir de agora com a alta médica após três meses internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidado Intermediário da Maternidade Santa Mônica. Nessa segunda-feira (9), Conselheiros Tutelares que cobrem a região do Poço, em Maceió, estiveram na Santa Mônica para buscar Davi que será encaminhado para um abrigo. O caso está sendo acompanhado pela 28ª Vara Cível da Capital. “Ele vai para o abrigo e o ECA prevê que a equipe técnica do abrigo faça um estudo porque a preferência é permanecer com a família biológica, com a garantia que terá todos cuidados para o desenvolvimento pleno. Não sendo possível, se a família não for capaz de cuidar bem dessa criança, a equipe faz um relatório que vai para o Ministério Público que propõe ação de destituição familiar, somente com isso que a criança fica apta a ser adotada”, explica a juíza Fátima Pirauá, da Vara da Infância e Juventude. Segundo a juíza Fátima Pirauá, o ideal é que a criança não fique muito tempo no abrigo. “O abrigo é uma coisa passageira e a equipe tem que imediatamente fazer esse estudo, para vá logo para uma família”, acrescenta a juíza. O pequeno Davi – que era prematuro de apenas 28 semanas e gravíssimo – foi abandonado pela manhã no dia 4 de setembro de 2019 e foi encaminhado à Santa Mônica onde apresentava evolução do quadro de saúde a cada dia. “A gente pode chamar de milagre diante de como ele foi encontrado, porque o quadro era bem delicado. Mesmo com a alta médica, vamos continuar acompanhando ele”, explica a neonatologista Jenice Coelho.

Davi chegou ao hospital com apenas 1,150 kg e – atualmente está com mais de 3,4 quilos e com quadro estável – e seguirá sendo acompanhado por equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

Em setembro, Davi foi abandonado numa rua da Ponta Grossa pela própria mãe – que justificou à Polícia Civil ter pensado que o menino estava morto. A jovem foi indiciada, mas não está presa.

Mais matérias desta edição