Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Cidades

MAIS DE 2 MIL IMÓVEIS ESTÃO SOB MONITORAMENTO NO MUTANGE

Defesa Civil Municipal diz que questões indenizatórias devem ser tratadas com a Braskem

Por Pâmela de Oliveira | Edição do dia 10/12/2019

Matéria atualizada em 10/12/2019 às 06h00

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, esclareceu, durante entrevista ao Bom Dia Alagoas desta segunda-feira (9), questões referentes à indenização e ações do governo federal, após início das ações do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação dos moradores que estão dentro da área de risco no bairro do Mutange, em Maceió. Após feito um mapeamento destas áreas de risco, a Defesa Civil vai buscar garantir assistência a moradores. Dinário Lemos informou que assuntos relacionados à indenização dos moradores devem ser tratados diretamente com a Braskem. “Propriedades privadas dentro destes planos serão tratados diretamente com a Braskem. A Defesa Civil está na posição de garantir a assistência, segurança e integridade deste moradores que venham a ser indenizados”, disse o coordenador. Com o registro de mais de 2.000 propriedades dentro da área de resguardo, tendo mais de 500 fechadas, impossibilitando o acesso da Defesa Civil e, consequentemente, seus cadastros no Plano de Evacuação proposto pelo município, o órgão pede que os responsáveis se apresentem. “Aqueles que possuem casa no local e não foram notificados, devem procurar a Defesa Civil para que a gente vá no local com uma equipe, constate que aquela pessoa esteja morando no local e aí faremos o cadastro”, afirmou Dário. Com relação o tráfego de veículos, preocupação constante entre aqueles que transitam pelo local, a Defesa Civil esclarece que questão ainda está sendo tratada e dependa da instalação de equipamentos específicos.

“No momento não é possível avaliar estes riscos de tráfego de veículos no local. A partir do momento que tivermos equipamentos disponíveis, como um sismógrafo, aí teremos condições de dar um alerta mais seguro sobre essa questão”, contou. O coordenador disse, ainda, que ação do Governo Federal deve garantir aos moradores inserção em programa de habitação.

“Estamos trabalhando no plano de evacuação da encosta durante essa semana, para que o Governo Federal possa garantir aos moradores inclusão no programa Minha Casa, Minha Vida. Quem está tratando de indenizações, é o programa de fechamento das cavernas da Braskem”, concluiu o coordenador da Defesa Civil.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Mais matérias desta edição