Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Imunização

MINISTÉRIO DA SAÚDE ENVIA 19 MIL DOSES DE VACINA PARA ALAGOAS

Pentavalente garante proteção contra cinco tipos de doenças; imunização é voltada para crianças de até sete anos

Por william makaisy | Edição do dia 14/01/2020

Matéria atualizada em 14/01/2020 às 04h00

O envio da vacina Pentavalente para o Estado de Alagoas já foi regularizado pelo Ministério da Saúde, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Administrada em três doses, a imunização garante às crianças proteção contra cinco doenças - difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) - e já está sendo enviada para os municípios alagoanos desde a manhã de ontem (13).

“Recebemos na sexta-feira, durante o período da tarde, 19 mil doses da vacina Pentavalente. Ela é administrada em três doses, com dois, quatro e seis meses de idade. A distribuição começou na manhã da ontem para os 102 municípios alagoanos. As vacinas ficam na nossa rede e são distribuídas para os municípios”, explica a enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Isis Castro.

De acordo com ela, diferente do ano passado, onde houve oferta irregular de vacinas, esse ano a tendência é que a distribuição seja tranquila. “As 19 mil doses cedidas pelo Ministério da Saúde vão servir para suprir nossa demanda pelo período de um mês, porque normalmente a procura mensal é de 14 mil doses. Não dará para atender toda a demanda reprimida, mas uma parcela conseguirá ser atendida. Alguns lotes no ano passado precisaram ser recolhidos pela questão da qualidade das vacinas, que não estavam em boas condições, então há uma carência ainda dessas doses”, aponta.

“No que diz respeito à distribuição dos postos aqui na capital, essas vacinas ainda serão repassadas. Provavelmente na terça as mães já poderão levar seus filhos para serem vacinados. Lembrando que a vacina Pentavalente é apenas para crianças de até sete anos de idade. Considerando o que houve no ano passado, com a confusão envolvendo as vacinas que estavam sem qualidade, teremos crianças acima da idade ideal se vacinando”, reitera a enfermeira.

A Sesau divulgou uma nota sobre a distribuição da vacina. "A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Ministério da Saúde regularizou, na tarde da sexta-feira (10), o envio da vacina Pentavalente para Alagoas, destinando 19 mil doses. Salienta que desde às 8h desta segunda (13), a vacina está disponível para os 102 municípios alagoanos e esclarece que o quantitativo enviado é suficiente para a demanda de um mês. Informa, ainda, que a vacina Pentavalente é destinada à prevenção da difteria, coqueluche, hepatite B e meningite", diz o texto.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.


Mais matérias desta edição