Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

CHUVAS AINDA NÃO PREOCUPAM,DIZ DEFESA CIVIL

Segundo a Defesa Civil, chuvas nos primeiros meses do ano são apenas preparativos para a quadra chuvosa

Por william makaisy | Edição do dia 24/01/2020

Matéria atualizada em 24/01/2020 às 07h13

O alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na quarta-feira (22), acabou assustando algumas pessoas. O aviso que se enquadra na categoria de “perigo potencial” fez com que alguns alagoanos temessem a possibilidade de chuvas mais fortes. Contudo, a Defesa Civil de Maceió reforçou que o período de “quadra chuvosa” na capital ainda não começou e que medidas paliativas que evitem complicações serão tomadas assim que possível. Apesar de uma quarta e quinta-feira com chuvas um pouco acima do normal, o período chuvoso da capital ainda não começou e está previsto para abril, quando começa a quadra chuvosa, que vai até o mês de julho. “Por conta de uma chuva mais forte na quarta-feira (22) e na quinta-feira (23) as pessoas estão achando que o período chuvoso já começou, porém ele só inicia em abril, que é quando começa a ‘quadra chuvosa’. Os primeiros meses do ano são meses de preparação para esse período, por isso agora nós estamos fazendo um levantamento das necessidades das áreas de risco para a implementação de ações que minimizem os danos no período de chuva”, contou Flavia Duarte, assessora da Defesa Civil do Município.

“Esses levantamentos de informações nas áreas de risco funcionam para sabermos quais as necessidades e que tipos de ações podem ser implementadas. Elas são ações paliativas para as áreas de risco, para evitar o dano quando essa chuva realmente vier a chegar. Existem áreas de Maceió que mesmo se tratando de uma encosta é um solo mais rígido, ou seja, precisa de uma maior quantidade de chuva para gerar dano naquele solo e existem áreas que mesmo com uma quantidade de chuva pequena você já percebe deslizamentos, então as medidas dependem do lugar e da ocasião”, disse a assessora, que completou: “não há prazos para a conclusão dos levantamentos porque estamos fazendo ainda, mas quando ele estiver terminado entraremos com as ações.”

No que tange ao monitoramento feito pela Defesa Civil de Maceió, a fiscalização está sendo realizada constantemente, como é o padrão. ”Nós estamos fazendo o monitoramento constante e padrão que já é feito sempre nas áreas de risco da cidade, porque o período chuvoso ainda não começou. O fato de chover um pouco mais em dois dias não nos coloca no período chuvoso ainda, mas estamos nos preparando para ele”, explicou.

PLUVIÔMETROS

A assessora reforça também que Maceió está atualmente contando com 14 pluviômetros espalhados pela cidade e que ajudam a analisar o comportamento da chuva. “Esses pluviômetros estão espalhados pela capital e dão um panorama mais claro sobre o comportamento da chuva durante épocas onde a chuva é mais forte. Esses aparelhos são importantes porque ajudam a saber onde precisamos adotar medidas e quais áreas são mais prejudiciais”, informou Flavia Duarte.

Mais matérias desta edição