Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Cidades

DEFESA CIVIL INTERDITA PRÉDIO NO PINHEIRO APÓS RACHADURAS

Segundo o órgão, Edifício Albarello apresenta alto grau de deterioração; área foi isolada para evitar circulação de pessoas

Por greyce bernardino | Edição do dia 24/01/2020

Matéria atualizada em 24/01/2020 às 06h00

| Secom Maceió

Mais um imóvel foi interditado no bairro do Pinheiro, em Maceió, decorrente de rachaduras. A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) foi a responsável pela ação, nessa quarta-feira (22). O imóvel interditado, desta vez, é o Edifício Albarello, localizado na Rua Joaquim Gouveia de Albuquerque, número 379, que apresentou um crescimento de rachaduras. Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Victor Azevedo, a medida é preventiva e visa salvaguardar a vida da população. “O edifício apresenta um alto grau de deterioração, e a presença e evolução das feições que aparecem no solo e nas paredes do prédio são um fator de grande risco. Por isso, a medida tem como objetivo proteger as pessoas e salvaguardar essas vidas. Após esse isolamento, ninguém mais está autorizado a circular dentro do edifício”, explicou ele.

Durante a ação, a equipe da Defesa Civil entregou um documento, que informa sobre os riscos e a proibição de entrada, para a síndica do edifício. Além disso, fitas zebradas foram dispostas em toda a região isolada e um Termo de Interdição exposto.

O Edifício Albarello está inserido na área verde clara do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias e, de acordo com a diretora Operacional de Proteção e Defesa Civil, Joanna Borba, a área no entorno do prédio também vem sendo analisada pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec).

“O prédio está em área com recomendação de realocação no Mapa de Setorização de Danos, e estamos estudando uma maneira para salvaguardar todo o entorno do edifício”, esclareceu Joanna.

Para que se mantenham fora da região de risco, os moradores da área já recebem a Ajuda Humanitária fornecida pelo Governo Federal e, agora, irão participar do Plano de Compensação da Braskem, previsto no Termo de Acordo Para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco, celebrado entre MPF, MPE, DPU, DPE e a Braskem, e homologado nos autos dos processos n° 0803836-61.2019.4.05.8000 e n° 0806577-74.2019.4.05.8000.

Mais matérias desta edição