Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Cidades

MAIS DE 5 MIL UNIDADES DE DROGAS SINTÉTICAS FORAM APREENDIDAS EM AL

Principais substâncias consumidas no Estado são o LSD e o Ecstasy, conhecidas como ‘bala’ e ‘doce’

Por tatianne lopes | Edição do dia 25/01/2020

Matéria atualizada em 25/01/2020 às 06h00

| Divulgação

O uso de drogas está cada vez maior, principalmente, entre os jovens no Brasil. O surgimento de novas drogas têm motivado ainda mais o consumo de parte desse público. As drogas sintéticas surgiram nos anos 80 e até hoje são consideradas de uso recreativo, ou seja, o uso costuma ocorrer em festas. Em Alagoas, somente no ano passado, 5.331 unidades da droga foi apreendida. As principais substâncias comercializadas no estado são LSD e Ecstasy, conhecidas também, como “bala” e “doce”, respectivamente.

As drogas sintéticas são substâncias ou misturas criadas em laboratório com o objetivo de promover efeitos semelhantes aos das drogas obtidas naturalmente, ou seja, afetar diretamente as ações do sistema nervoso.

Os componentes das drogas sintéticas não são encontrados na natureza. As principais são 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) conhecida popularmente como ecstasy, LSD, PMA ou parametoxianfetamina, entre outras. O delegado Gustavo Henrique, titular da Delegacia de Narcotráfico (Denarc), afirmou que o trabalho da polícia no combate ao tráfico tem crescido no estado, mas que o principal problema enfrentado pela delegacia é o efetivo reduzido. “O combate é diuturno, sendo a grande maioria das operações deflagradas após minucioso trabalho de inteligência da Delegacia de Narcóticos. Isso tem contribuído muito para o aumento de apreensões e prisões e, consequentemente, o combate ao tráfico de drogas. Atualmente, o principal problema é o efetivo que é reduzido, aquém da necessidades para atender a grande demanda de trabalho envolvendo o combate ao tráfico”, disse. Segundo ele, por ser considerada uma droga cara, geralmente, os usuários são jovens de classe média e alta, que usam o entorpecente, especialmente, nas conhecidas festas do tipo “rave”. “Apesar de eu entender que de recreativo nada tem o consumo dessas drogas, fala-se assim, exatamente, pelo fato de serem utilizadas em festas e baladas. Conforme o delegado, grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste são os maiores fornecedores da droga em Alagoas.

“Diferentemente da maconha, cocaína e crack que têm centros fornecedores bem definidos, as drogas sintéticas que aportam em Alagoas vêm de locais diversos, mas pode-se mencionar os grandes centros urbanos dos estados das regiões Sul e sudeste”, explica.

Mais matérias desta edição