Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS EM AL SOBE PARA 352

Estado permanece com 18 casos confirmados e um óbito; País já registra 7,9 mil infectados e 299 mortes

Por Da Redação com Agência Brasil | Edição do dia 03/04/2020

Matéria atualizada em 03/04/2020 às 06h00

| Agência Brasil

Um novo boletim epidemiológico mostra que subiu para 352 o número de casos em investigação por suspeita de Covid-19 em Alagoas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta quinta-feira (2). De acordo com o boletim da Sesau, o estado permanece com 18 casos confirmados e um óbito. Segundo o órgão, dos pacientes infectados no estado, 14 residem no Estado, sendo 13 em Maceió, e um em Porto Real do Colégio. Das outras quatro pessoas que testaram positivo para a Covid-19, duas moram no Rio de Janeiro e duas em Brasília.

FIM DO ISOLAMENTO

Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico de quinta-feira, dos 18 casos confirmados em Alagoas para a Covid-19, nove já finalizaram o isolamento domiciliar e não apresentam mais sintomas da doença. Com relação aos casos descartados por meio de exames laboratoriais, o Boletim Epidemiológico, emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), informa que são 326.

TESTES

Alagoas deve receber, nos próximos dias, quase 7 mil kits de testes de diagnósticos rápidos para o novo coronavírus. A informação foi anunciada, nessa quarta-feira (1), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por meio das redes sociais. A distribuição do primeiro lote, contendo cerca de 500 mil unidades destes exames, destinadas a todas as unidades da Federação, já foi iniciada. A logística será feita pelas Forças Armadas.

De acordo com o presidente da República, neste primeiro momento, vão ser destinados, para Alagoas, 6.986 testes rápidos para a covid-19.

“Com estes testes, os resultados saem em até 20 minutos e atenderão profissionais que atuam em serviços de Saúde e agentes de Segurança e demandas sociais iniciais”, escreveu Bolsonaro. Segundo ele, até o fim de abril, o Brasil vai receber 4,5 milhões de testes rápidos.

BRASIL

O número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no país subiu de 6.836 para 7.910 de quarta-feira (1º) para ontem (2), conforme atualização do Ministério da Saúde. O número de mortes passou de 240 para 299. O índice de letalidade subiu de 3,5% para 3,8%. As mortes ocorreram em São Paulo (188), Rio de Janeiro (41), Ceará (20), Pernambuco (nove), Piauí (quatro), Rio Grande do Sul (cinco), Paraná (quatro), Amazonas (três), Distrito Federal (quatro), Minas Gerais (quatro), Bahia (três), Santa Catarina (dois), Rio Grande do Norte (dois), Sergipe (dois), Alagoas (um), Maranhão (um), Mato Grosso do Sul (um), Pará (um), Espírito Santo (um), Goiás (um), Paraíba (um) e Rondônia (um).

EVOLUÇÃO

Na entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avaliou que a forma da propagação dos casos indica um acerto nas medidas de distanciamento social e quarentena dos governos estaduais. “A gente está conseguindo ficar com curva menos íngreme. Está valendo a pena manter dinâmica de isolamento. Estamos ajudando para ter uma condição para atravessar período difícil”, comentou. Sobre os impactos na economia, ele acrescentou que o governo vem promovendo iniciativas que criam um “colchão de proteção” e que a abertura das atividades terá que ser vista a partir da análise do desenvolvimento da pandemia no País. “A gente consegue ir compatibilizando: estados em que podemos andar mais, e [lugares] onde vamos ter que segurar mais. Vamos ter que ir regulando. Se na Saúde a gente achar que está passando muito, vamos ter que segurar. Vamos fazer todo o possível para dar equilíbrio entre saúde e economia”, observou. O ministro informou que foi assinada ontem portaria destinando recursos para o atendimento exclusivo de pacientes com covid-19.

Mais matérias desta edição