loading-icon
Gazeta FM
NO AR | Maceió

Gazeta FM

94.1
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano 91 | Nº 5997
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Cidades

Cidades

INFRAÇÕES DE TRÂNSITO DURANTE QUARENTENA TÊM REDUÇÃO DE 67%

Nos últimos dois meses foram registradas 11,6 mil ocorrências contra 36 mil no mesmo período de 2019

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem INFRAÇÕES DE TRÂNSITO DURANTE QUARENTENA TÊM REDUÇÃO DE 67%
-

As infrações de trânsito em Alagoas tiveram redução de 67,7% durante o período de quarentena, que completa dois meses nesta quinta-feira-feira (21). Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) mostram que, no mesmo período do ano passado, foram registradas 36.085 infrações, contra 11.639 registradas este ano. Os números fazem referência aos órgãos municipais e estaduais de trânsito e não incluem registros feitos por órgãos federais. Os dados evidenciam que, neste período de isolamento social, o perfil das infrações cometidas pelos condutores alagoanos mudou, devido à situação atípica vivenciada. A infração que lidera o ranking das mais cometidas em Alagoas neste período de quarentena é executar operação de conversão à esquerda em local proibido pela sinalização. Foram 2.674 registros dela, totalizando uma média diária de 43 multas por este motivo. Logo em seguida, aparece deixar de manter acesa a luz baixa nas rodovias em movimento de dia. Foram 1.703 infrações por causa disso. Média diária de 27.

Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem capacete e avançar sinal vermelho ocupam, respectivamente, o terceiro e quarto lugares entre as infrações mais cometidas na quarentena. Foram 581 multas aplicadas pela falta do equipamento de segurança e 507 por avançar o sinal. Por dia, dá uma média de 9 e 8 infrações, respectivamente.

No ano passado, o perfil das infrações era outro. Nenhuma das que lideravam o ranking atualmente figurava nele neste período em 2019. Deixar de efetuar registro do veículo em 30 dias, quando for transferir a propriedade liderava o ranking no ano passado, com 4.301 infrações. Atualmente, este serviço está suspenso. Transitar na faixa/pista da direita, regulamentada para circulação exclusiva de determinado veículo, como é a faixa azul, ocupava o segundo lugar, com 4.049 infrações. O terceiro e quarto lugares de 2019 eram ocupados por estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização e dirigir sem possuir CNH/PPD/ACC, com 2.552 e 1.988, respectivamente.

Relacionadas