Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

PREFEITURA SEGUE COM LIMPEZA DE MERCADOS

As medidas de limpeza de feiras livres e mercados públicos da capital, adotadas pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), como forma de combate a disseminação do novo coronavírus

Por william makaisy | Edição do dia 30/06/2020

Matéria atualizada em 30/06/2020 às 06h00

Maceió, 29 de junho de 2020
Mercado da Produção, no bairro da Levada, espaço coordenado pela Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz
Maceió, 29 de junho de 2020 Mercado da Produção, no bairro da Levada, espaço coordenado pela Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) em Maceió. Alagoas - Brasil. Foto: ©Ailton Cruz | © Ailton Cruz

As medidas de limpeza de feiras livres e mercados públicos da capital, adotadas pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), como forma de combate a disseminação do novo coronavírus, continuam acontecendo. Além das medidas de desinfecção, como a realizada todas às segundas-feiras no mercado da produção, é adotado também a redução do horário de funcionamento desses locais. No mercado da produção, localizado no bairro da Levada, na capital alagoana, a limpeza é realizada todos os dias, e na segunda-feira, o trabalho é redobrado, salientou Jerson Santos, diretor de abastecimento da Semtabes. “A limpeza é todos os dias, porém, optamos pelo fechamento nas segundas-feiras para dar um atenção. Além dessa limpeza adotamos também a diminuição no horário de funcionamento dos mercados. O funcionamento delas agora é a partir das terças-feiras até os domingos. A redução nos horários vai de 5h às 14h”, disse. “Todos os setores são igualmente checados, mas o setor de pescado e de carnes é o que tratamos com mais atenção, por serem locais que geram resíduos e que, por costume, as pessoas transitam um pouco mais na hora das compras. Neles focamos um pouco mais, sempre visando evitar o contágio do coronavírus”, relatou o diretor de Abastecimento. COMERCIANTES A limpeza é realizada pela Prefeitura de Maceió, contudo, aqueles comerciantes que trabalham no mercado podem ajudar na limpeza de seus estabelecimentos, segundo Edson Messias, presidente da Associação dos Comerciantes e Feirantes do Mercado da Produção. “A administração abre esse espaço, mesmo no dia que o mercado fecha, para que cada comerciante que queira ir até o seu estabelecimento para ajudar ou reforçar a limpeza que já vinha sendo feita, possa fazer isso”,destacou.

MEDIDAS HABITUAIS

A limpeza nos mercados públicos já era feita semanalmente, mas, devido a chegada da pandemia ela foi intensificada. “A dinâmica na limpeza dos mercados foi alterada devido a essa pandemia do coronavírus. Antes a limpeza era feita todos os dias com uma lavagem geral realizada uma vez por semana, agora estamos intensificando a lavagem geral para duas vezes por semana”, disse Jerson Santos. O diretor explicou que, para manter a limpeza, a Semtabes adotou o uso de sabão, água e cloro na parte da limpeza diária, nas áreas onde há maior concentração de pessoas. Nos setores de pescado e carne todos os dias os permissionários lavam suas tarimbas e boxes e, em seguida, a prefeitura aplica um produto para auxiliar na desinfecção. Ele contou também que contam com o auxílio de equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que ajudam na limpeza e desinfecção dos locais.

Mais matérias desta edição