Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

IMPACTO DE RETOMADA NA OCUPAÇÃO DE LEITOS SERÁ SENTIDA EM 15 DIAS

Para infectologista, população precisa seguir as orientações e manter o distanciamento e uso de máscaras em locais públicos

Por regina carvalho | Edição do dia 07/07/2020

Matéria atualizada em 07/07/2020 às 06h00

| Divulgação

Quatro dias após a retomada gradual dos serviços não essenciais em Maceió, a taxa de ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Alagoas segue acima de 80%. Percentual ainda preocupante, segundo infectologistas. O impacto da reabertura parcial do comércio, igreja e orla para a rede hospitalar só deverá começar a ser conhecido a partir da próxima semana.

Com o novo decreto de emergência do governo de Alagoas, desde a última sexta-feira (3), a capital iniciou uma nova etapa do distanciamento social, a fase laranja.

Segundo o infectologista Reneé Oliveira, o impacto da reabertura de serviços na capital deve ocorrer em 15 dias. “Tem pouco tempo que foi liberado, temos que esperar mais um pouco para saber se haverá reflexo na ocupação dos leitos. Após um período de 15 dias é que a gente terá uma ideia, quando a pessoa vai entrar em contato e vai se contaminar e entrar naquela fase inicial da doença e depois a segunda fase, de gravidade”, declara o infectologista. A flexibilização não vale ainda para o interior do Estado que fica por mais 15 dias na fase vermelha, com as restrições mais rígidas para conter o avanço do novo coronavírus. “A questão é que olhando a origem dessa ocupação dos leitos geralmente é do interior e, quando avalia os óbitos, a grande maioria é originária também do interior. O reforço deveria ser nas medidas de isolamento. Mantendo o distanciamento, uso da máscara, respeitando as orientações, é possível controlar. Isso não é nada diferente do acontece lá fora, muitos conseguiram controlar dessa forma. O problema é que não seguimos as normas”, lamenta Reneé Oliveira. Nos últimos treze dias, Alagoas registra uma taxa de contágio de 0,99 do novo coronavírus, uma das menores da região Nordeste, na frente apenas da Paraíba. A estimativa foi feita pelo grupo Covid-19 Analytics, do qual participa a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pelo índice, que também alerta sobre as subnotificações, alguns estados caminham para a estabilização da pandemia. Esse seria o caso de Alagoas. Na prática, a taxa de contágio de 0,99 significa que cada alagoano infectado pelo novo coronavírus transmite a doença para mais uma pessoa. “Em Maceió o número de casos está estabilizando, um exemplo é o que acontece nas UPAs e transferências feitas pelo Samu”, finaliza Reneé Oliveira.

Nessa segunda-feira (6), o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde confirmou que Alagoas tem 40, 5 mil casos confirmados do novo coronavírus; 32,4 mil pacientes recuperados da doença e 1.172 óbitos.

Mais matérias desta edição