Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Cidades

RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS DEPENDE DE CADA MUNICÍPIO,DIZ AMA

Ensino superior, cursos profissionalizantes e cursinhos devem ser os primeiros a retomas as atividades

Por william makaisy | Edição do dia 25/09/2020

Matéria atualizada em 25/09/2020 às 06h00

Rui Palmeira inaugura a Escola Edécio Lopes, no Pinheiro. Na oportunidade, foram assinadas ordens de serviços para a construção de dois CMEIs nos bairros do Ouro Preto e Novo Jardim.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Rui Palmeira inaugura a Escola Edécio Lopes, no Pinheiro. Na oportunidade, foram assinadas ordens de serviços para a construção de dois CMEIs nos bairros do Ouro Preto e Novo Jardim. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió | Pei Fon

O retorno do ensino presencial está cada vez mais próximo de acontecer em Alagoas. O governo do Estado anunciou, na noite de quarta-feira (23), além do avanço de todas as cidades do interior do estado para a fase azul do programa de distanciamento social controlado a partir de segunda (28), o possível retorno gradual das aulas presenciais. A data possivelmente será definida até o fim de setembro, mediante apresentação de um protocolo de segurança e, os primeiros a retornarem, serão os cursos profissionalizantes, cursinhos pré-vestibular e ensino superior. No que diz respeito ao retorno das aulas presenciais na rede estadual e privada, o governador Renan Filho (MDB) anunciou que até o fim do mês será apresentado um plano para a retomada de alguns setores. Renan salientou que retorno será gradativo e realizado com segurança. Para o primeiro momento, segundo ele, irão retornar aqueles que são menos suscetíveis a doença, ou seja, os adultos. “Eles sabem como se proteger e também não levam a doença. As crianças precisam ser mais protegidas.” Ele acrescentou também que, um plano apresentado pelos estabelecimentos de ensino privado está sendo avaliado e que a expectativa é que o retorno comece com as aulas dos cursos profissionalizantes, cursinhos pré-vestibular e ensino superior. Para o interior do Estado, que avançou para a Fase Azul, o governador destacou que a situação será analisada em parceria com os prefeitos municipais, mas, que até o final de setembro, a decisão deve ficar a cargo de cada município, individualmente. De acordo com a Associação dos Municípios Alagoas (AMA), o retorno das aulas está sendo está acompanhando junto da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e cada município deve tomar suas próprias decisões. “Cada município é autônomo para tomar suas decisões, a exemplo de Mar Vermelho que já voltou as aulas diferente das demais”, informou a assessoria.

ENSINO SUPERIOR

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) informou que está preparando um protocolo de retorno, mas o foco, no momento, é a retomada das aulas por meio do ensino remoto. A instituição foi a primeira universidade do estado a oferecer um auxílio para os estudantes. Salientou também que, segundo a Secretaria de Educação, o retorno presencial será escalonado, começando com 25% da capacidade. Pensando nisso, irão priorizar o retorno do estágio, com diminuição de estudantes, professores e usuários por turno e, claro, destacaram que estão providenciando o planejamento da adequação às normas sanitizantes.

Mais matérias desta edição