Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Cidades

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM FAZEM PROTESTO

Auxiliares e técnicos em enfermagem das unidades privadas e filantrópicas de Maceió realizaram, na manhã desta quinta-feira (24), um ato em frente ao Hospital do Coração, na Gruta, contra a aplicação da jornada 12hx36h sem a folga semanal. Outros atos dev

Por Clariza Santos | Edição do dia 25/09/2020

Matéria atualizada em 25/09/2020 às 06h00

| Cortesia

Auxiliares e técnicos em enfermagem das unidades privadas e filantrópicas de Maceió realizaram, na manhã desta quinta-feira (24), um ato em frente ao Hospital do Coração, na Gruta, contra a aplicação da jornada 12hx36h sem a folga semanal. Outros atos devem acontecer conforme evolução das negociações propostas pelo sindicato da categoria (Sateal). Nessa terça-feira (22), a classe se reuniu na sede do sindicato e formou o Movimento Unificado dos Profissionais das Unidades Privadas e Filantrópicas de Alagoas, grupo que vai levantar o debate e denunciar as condições de trabalho e salários a que é submetida a categoria. No mesmo dia, um outro ato também aconteceu em frente a outro hospital da capital.

PROFISSIONAIS DENUNCIAM PRECARIEDADE

Durante a reunião, foram entregues dezenas de fotos mostrando alguns locais de descanso em uma das unidades de saúde de Maceió. Baratas na pia do banheiro, papelões e colchonetes espalhados no chão da sala, além de refeições totalmente inapropriadas. O caso foi denunciado na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT). Empresas recorrem da decisão da Justiça sobre a jornada 12hx36h sem a folga Embora o Tribunal Superior do Trabalho da 19ª região tenha decidido que a implantação da jornada de 12hx36h só seria válida para novos contratos, as empresas de saúde representadas pelo Sindicato dos Hospitais recorreu da decisão. A reforma trabalhista prevê a mudança, mas a Lei diz que ela só pode ser aplicada através de acordo firmado com a participação do Sindicato.

Mais matérias desta edição