Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Cidades

DIÁSTASE TEM TRATAMENTO SEM CIRURGIA

Você sabe o que é diástase? É quando o músculo reto abdominal sofre afastamento. De acordo com a fisioterapeuta e especialista no assunto, Leônia Meury, o problema pode ser ocasionado por exercícios incorretos, excesso de peso, constipação intestinal, gor

Por Clariza Santos | Edição do dia 25/09/2020

Matéria atualizada em 25/09/2020 às 06h00

Fisioterapeuta Leônia Meury diz que problema por ter várias causas
Fisioterapeuta Leônia Meury diz que problema por ter várias causas | Acervo pessoal

Você sabe o que é diástase? É quando o músculo reto abdominal sofre afastamento. De acordo com a fisioterapeuta e especialista no assunto, Leônia Meury, o problema pode ser ocasionado por exercícios incorretos, excesso de peso, constipação intestinal, gordura visceral, hérnia umbilical, gestação, entre outros fatores.

“A diástase abdominal provoca hipotonia muscular, que é a fraqueza do músculo. Com isso, ocorre a má postura e, consequentemente, sobrecarrega a coluna, fator resulta em dores na coluna, em alguns casos incontinência urinária e em incômodo estético também”, afirma a especialista. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a diástase é a separação maior que 3 centímetros. “A distensão excessiva pode interferir na capacidade da musculatura abdominal em estabilizar o tronco, gerando maior predisposição ao desenvolvimento de dor na coluna lombar”, diz Leônia. O diagnóstico da diástase pode ser feito por fisioterapeuta e médico cirurgião, que vão fazer uma avaliação da parede abdominal e, em caso de dúvida, é feito um exame de imagem. Porém, ainda conforme a fisioterapeuta, a depender da situação, não é necessário fazer cirurgia para recompor a musculatura abdominal. “Antigamente, só se falava em tratamento cirúrgico. Hoje em dia, o tratamento não cirúrgico surgiu com tudo. O tratamento é baseado em uma série de exercícios respiratórios para o fortalecimento de toda a musculatura do abdômen e do assoalho pélvico”, conta, acrescentando que qualquer pessoa pode ter diástase, homens e até mulheres que “nunca tiveram gestação anterior”. Leônia afirma ainda que, após o tratamento correto, a pessoa pode manter o resultado por meio de uma alimentação equilibrada (evitando o sobrepeso e o distanciamento dos músculos), com a prática regular de caminhadas e exercícios (sempre com acompanhamento especializado) e com a postura correta para sentar, com a coluna ereta.

Mais matérias desta edição