Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

PROJETO AJUDA A CONSCIENTIZAR A RESPEITO DA DEPRESSÃO

O mês de setembro está chegando ao seu fim, mas a importância da campanha ‘Setembro Amarelo’, que objetiva salvar vidas, reduzindo o número de suicídios em decorrência da depressão, que mata em torno de 12 mil brasileiros por ano, permanece durante todos

Por william makaisy | Edição do dia 25/09/2020

Matéria atualizada em 25/09/2020 às 06h00

Voluntários do projeto “Seja Luz” fizeram uma campanha de conscientização na orla de Maceió
Voluntários do projeto “Seja Luz” fizeram uma campanha de conscientização na orla de Maceió | Cortesia

O mês de setembro está chegando ao seu fim, mas a importância da campanha ‘Setembro Amarelo’, que objetiva salvar vidas, reduzindo o número de suicídios em decorrência da depressão, que mata em torno de 12 mil brasileiros por ano, permanece durante todos os outros meses do ano. Pensando na importância da transmissão dessa conscientização e da assistência para pessoas mais necessitadas, nasceu o projeto voluntário ‘Seja Luz’, que além de ajudar diversos abrigos em Maceió, realizou uma campanha de conscientização a respeito da depressão no último domingo (20), na orla de Maceió. Segundo um dos coordenadores do projeto, Erique Duarte, a ideia para o projeto surgiu através da união de amigos que já possuíam o trabalho voluntário como vocação. “ O Seja Luz foi criado em dezembro do ano de 2018, por meio da junção de amigos que já tinham o trabalho voluntário como prática frequente. Nosso principal intuito foi o de levar amor e carinho, além de assistência material, para comunidades e abrigos carentes de Alagoas. Lembrando que não possuímos vínculo político ou religioso”. O grupo, que também recebe doações para ajudar com os trabalhos de visitação a abrigos, conta atualmente com cerca de 250 voluntários, em sua maioria experientes e que já possuem o voluntariado como prática rotineira. Cada voluntário auxilia e assume as responsabilidades de cada situação mediante ação que será realizada. No último domingo (20), o grupo realizou uma ação voltada para a campanha ‘Setembro Amarelo’, que contou com cartazes e mensagens de conscientização sobre a prevenção da depressão. “Na ação, levamos cartazes e mensagens, junto com uns pirulitos e distribuímos para as pessoas que iam passando pelo local. Também informamos sobre o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), que seria o 188, para que as pessoas tivessem essa informação e caso conhecessem alguém que esteja passando por esses problemas pudessem dar uma direção para onde podem se tratar”, pontuou Duarte.

OUTRAS AÇÕES

O coordenador do projeto explicou ainda que, no que tange a frequência nas ações, o grupo tenta realizar ações em Maceió a cada 15 dias, alternando entre distribuição de refeições para moradores de rua, visita a abrigos, asilos, orfanatos etc. Ele contou também que aqueles interessados em ajudar, seja através do voluntariado ou através de doações, podem entrar em contato com o grupo através das redes sociais (@_sejasempreluz_), onde serão redirecionados para o Whatsapp. “Nós também recebemos doações, mas, no geral, sempre conseguimos tudo entre os voluntários mesmo. A gente entra em contato com o local onde irá ocorrer a ação, vê qual é a maior necessidade deles naquele momento, monta uma lista de itens necessários e leva para entregar no dia”, contou.

/Voluntários do projeto “Seja Luz” fizeram uma campanha de conscientização na orla de Maceió

Mais matérias desta edição