Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO OCORRE NESTE SÁBADO

O Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado (17) e segue até o dia 30 de outubro. A imunização tem como público-alvo as crianças de 1 a 4 anos, que devem receber a dose extra da vacina oral cont

Por Marcela dos Anjos | Edição do dia 16/10/2020

Matéria atualizada em 16/10/2020 às 06h00

| Secom

O Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado (17) e segue até o dia 30 de outubro. A imunização tem como público-alvo as crianças de 1 a 4 anos, que devem receber a dose extra da vacina oral contra a poliomielite (gotinha) e as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para a atualização da caderneta de vacinação, administrando as vacinas que estejam atrasadas, reduzindo as taxas de abandono do esquema vacinal.

Segundo a gerente de imunização da SMS, Eunice Amorim, a campanha tem como objetivo vacinar 95% das crianças de 01 a 04 anos contra a poliomielite, além de atualizar a situação vacinal dos usuários de até 15 anos. “Além dessa mobilização no sábado com o intuito de reforçar essa imunização, nas unidades de saúde continuam disponíveis todas as vacinas do Calendário Básico de crianças e adolescentes, exceto BCG, que continuam a ser disponibilizadas nas unidades referenciadas com dias preestabelecidos”, destaca. Durante o dia D também será resgatado o público adulto de 20 a 49 anos ainda não vacinado com a dose extra da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), conforme as recomendações do Ministério da Saúde para a 4ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que vem ocorrendo desde 3 de agosto e se estenderá até 31 de outubro de 2020. Em caso de sintomas respiratórios ou febre, as pessoas não devem buscar a vacinação, precisando respeitar o período de 14 dias de isolamento e, após isso, estarem há, pelo menos, três dias sem sintomas para se vacinarem. No sábado funcionarão as unidades de saúde listadas abaixo, selecionadas de acordo com a localização geográfica e demanda de atendimentos.

1º Distrito Sanitário

UBS Dr. Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) URS Dr. Diógenes de Jucá Bernardes – II Centro de Saúde (Poço)

2º Distrito Sanitário

UBS Pam Dique Estrada (Ponta Grossa) URS Roland Simon (Vergel do Lago USF Prof. Durval Cortez (Prado)

3º Distrito Sanitário

URS Pitanguinha

4º Distrito Sanitário

UBS Dr. Antônio de Pádua (Jardim Petrópolis)

5º Distrito Sanitário

URS João Paulo II (Jacintinho) USF José Araújo Silva (Jacintinho) UBS José Tenório (Serraria)

6º Distrito Sanitário

URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes I) USF Frei Damião (Benedito Bentes I) UBS Arthur Ramos (Antares)

7º Distrito Sanitário

US José Pimentel Amorim (Tabuleiro dos Martins Conj. Salvador Lyra) UBS DR.Djalma Loureiro (Clima bom) US DR. João Macário (Santos Dumont) URS IB Gatto Falcão (Tabuleiro dos Martins)

8º Distrito Sanitário

URS Maria Conceição Fonseca Paranhos (Riacho Doce)

Mais matérias desta edição