Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Cidades

NA PANDEMIA, MÁSCARAS TAMBÉM VIRAM ACESSÓRIOS DE BELEZA

Combinações de cores e estampas do acessório estão entre as favoritas dos alagoanos

Por william makaisy | Edição do dia 29/10/2020

Matéria atualizada em 29/10/2020 às 08h30

Maceió, 28 de outubro de 2020 
População inova e faz de máscara acessório de moda em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 28 de outubro de 2020 População inova e faz de máscara acessório de moda em Maceió. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz | @Ailton Cruz

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras consequências negativas para todo o mundo. No foco de se proteger do vírus, o uso de máscaras de proteção e álcool em gel tornaram-se essenciais no dia a dia de todos os alagoanos. Aliando o útil ao agradável, a população começou a diversificar no uso das máscaras e usar o produto também como um ‘acessório de moda’, combinando peças e estampas, fazendo crescer uma oportunidade de trabalho para muitos empreendedores durante a crise. Para a adolescente Laís Fernanda, o uso de máscara, além de essencial para proteção, tornou-se um acessório para compor o visual. “Eu sempre procuro usar uma máscara que combine com a roupa que eu vou usar durante o dia. Normalmente com uma cor pelo menos parecida ou que chegue a combinar, porque ninguém merece sair com peças super diferentes”, disse. A jovem, que opta sempre por máscaras mais estampadas, destacou que, dá para se proteger e se vestir bem ao mesmo tempo. “E sim, eu entendo que a máscara é para proteção, não deixo de levar isso em conta em momento algum do meu dia, mas é aquilo, se você precisa usar, seja para ir trabalhar ou até mesmo para ir visitar um amigo, que vá protegido e arrumado. É possível fazer os dois da forma correta tranquilamente”, contou. Já para Luana Bonfim, amiga de Laís, o uso de máscara como acessório de beleza não é tão importante. “Na real eu escolho qualquer uma, não olho muito se ela está combinando com a roupa ou não. Mas sim, todos temos preferência, então prefiro as que não são muito estampadas, gosto de tons mais escuros”, relatou.

VENDEDORES

Apesar de a pandemia simbolizar um momento triste, alguns conseguiram utilizar do momento para ajudar no seu trabalho, como é o caso do designer gráfico, Luiz Santos, que trabalha, além de outras coisas, com a produção de máscaras personalizadas. “Trabalho com criação de artes visuais há dois anos, e através da minha loja online Alternativa Design (@alternativ_design) desenvolvo trabalhos de criação de logotipos, estampas para camisas, e arte para canecas. Quando se deu início a pandemia os meus clientes começaram a me procurar para solicitar máscaras, dessa forma eu comecei também a confeccionar esses produtos personalizados” “Posso dizer que 2020 lançou uma nova tendência, que é o uso de máscaras personalizadas e, diante dessa situação negativa, as pessoas começaram unir o útil ao agradável e começaram a criar máscaras com estampas de roupas que possuem sem seus guarda-roupas. É até uma forma de tirar o melhor de um situação difícil”, pontuou. A mesma situação aconteceu com Ely Sara de Melo, costureira, que diante das dificuldades da pandemia optou pela venda de máscaras através das redes sociais (@elysmell_). “Eu já era costureira, aí diante dessa situação vi que era um bom lugar para investir e fui. E posso dizer que isso foi o que me sustentou durante o principal período de pandemia. Hoje em dia está mais parado, mas antes meu sustento vinha quase totalmente disso”, relatou. A costureira destaca também que percebe a procura das pessoas não somente para se proteger, como também para compor o visual. Ela salienta que isso é, de certa forma, preocupante, porque muitos preocupam-se somente com o ‘exterior’ da máscara, comprando algumas de materiais não tão confiáveis e que não oferecem a devida proteção.

/Maceió, 28 de outubro de 2020 
População inova e faz de máscara acessório de moda em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
/Maceió, 28 de outubro de 2020 
População inova e faz de máscara acessório de moda em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

Mais matérias desta edição