Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

MULHER É AGREDIDA COM INSULTOS RACISTAS

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (28) mostra uma mulher insultando uma passageira no terminal de ônibus do Benedito Bentes, em Maceió. Com expressões racistas, a acusada mantém as agressões à vítima, após acusá-la de “furar a fila”. “E negro quer te

Por regina carvalho | Edição do dia 29/10/2020

Matéria atualizada em 29/10/2020 às 08h26

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (28) mostra uma mulher insultando uma passageira no terminal de ônibus do Benedito Bentes, em Maceió. Com expressões racistas, a acusada mantém as agressões à vítima, após acusá-la de “furar a fila”. “E negro quer ter direito mais do que eu, mais do que outra pessoa? E negro é gente? Negro é herança do diabo, é herança do diabo!”.

As agressões ocorreram no início da manhã, quando se formava uma fila de passageiros do transporte coletivo urbano na parte alta da capital. O vídeo foi feito por um homem e chegou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que espera punição para mais um caso de racismo. Até agora a agressora não foi identificada.

O presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Social da OAB, Alberto Jorge, orienta que a vítima procure uma delegacia da Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência e formalizar a denúncia. “O ideal mesmo seria que houvesse o flagrante. O crime está devidamente tipificado, houve racismo. Não há dúvida”, esclarece Alberto Jorge Ferreira. Caso a vítima formalize a denúncia, a mulher acusada pode ser indiciada. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça.

Mais matérias desta edição