Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

PSICÓLOGA ORIENTA PARTICIPANTES DO ENEM

Faltando apenas 4 dias para a aplicação da primeira prova da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes estão com os nervos a flor da pele. A prova, considerada por boa parte dos vestibulandos como sendo a mais importante de suas

Por Lívia Tenório | Edição do dia 14/01/2021

Matéria atualizada em 14/01/2021 às 04h00

| Cortesia

Faltando apenas 4 dias para a aplicação da primeira prova da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes estão com os nervos a flor da pele. A prova, considerada por boa parte dos vestibulandos como sendo a mais importante de suas vidas, é responsável por definir os futuros acadêmicos de centenas de Universidades públicas e privadas do país, além de ofertar, inclusive, vagas também em instituições internacionais parceiras do Ministério da Educação. Esse ano, o exame conta com 5,8 milhões de pessoas inscritas, tanto na versão presencial como on-line. Com tamanha carga de responsabilidade, o nervosismo e a ansiedade se mantém presentes na vida dos estudantes. Pensando nisso, a psicóloga Ana Paula Sarmento dá dicas de como lidar com essas sensações para que o candidato não saia prejudicado. “É recomendável que nestes últimos dias que antecedem o Enem, os estudantes tentem relaxar ao máximo. Agora não é mais momento de passar horas e horas estudando em busca de se aprofundar em determinados assuntos, mas sim de revisar o conteúdo que já estudou o ano inteiro. Não é hora de se sobrecarregar”, observa a psicóloga. Para ela, nos momentos que antecedem o exame, o importante é o candidato dedicar parte do tempo fazendo atividades das quais goste e até mesmo que o faça esquecer um pouco a tensão pré-prova. “Assistir a filmes e a séries é uma maneira muito interessante de desopilar. Os telejornais também são outra opção, pois trazem muitas informações do cotidiano, que podem auxiliar no momento do Enem. Além disso, é preciso descansar bastante. Ter boa noite de sono - tentar dormir, pelo menos, umas 8 horas. Fazer um programa descontraído, mesmo que em casa, com a família. Ter também uma alimentação mais leve”, sugere.

DURANTE A PROVA

Ana Paula revela que o candidato precisa ter em mente, principalmente, que ele se preparou para a prova. “Quem estudou o ano inteiro, buscou conhecimento e se preparou, deve ir fazer o Enem se sentindo seguro e confiante, tendo a certeza que fez a parte dele e, se por ventura, durante a prova surgir o famoso ‘branco’, o candidato deve parar, se concentrar na respiração, tomar uma água, fechar um pouco os olhos e depois voltar para a prova”, finaliza a psicóloga.

Mais matérias desta edição