Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

ESCOLAS PRIVADAS RETOMAM AULAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Procon fiscaliza estabelecimentos para garantir cumprimento dos protocolos de saúde

Por william makaisy | Edição do dia 22/01/2021

Matéria atualizada em 22/01/2021 às 04h00

| rayssa cavalcante

O retorno das aulas presenciais nas escolas de Alagoas finalmente aconteceu. As aulas presenciais para o ensino Infantil foram retomadas na quinta-feira (21), em alguns estabelecimentos da capital. Adotando todos os protocolos de segurança, como aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel, as unidades de ensino receberam os alunos após cerca de dez meses fechadas. Paralelamente a esse retorno, o Procon de Alagoas iniciou uma operação de fiscalização para garantir que todas as escolas cumpram os protocolos de segurança.

Segundo Rayssa Tenório, coordenadora de Educação Infantil de um colégio da parte alta de Maceió, o retorno aconteceu superando as expectativas e com uma adesão de mais de 90%. “O retorno foi maravilhoso. Ontem tivemos uma reunião de pais, onde conversamos com eles e explicamos todo o processo que seria realizado. Nós demos essa segurança, que facilitou tudo, porque os pais já sabiam como se posicionar, por qual lugar entrar e onde fazer a higienização. Foi tudo da melhor forma possível”, disse a coordenadora. “Os pais sentiram muita segurança com esse retorno sendo feito agora, até contaram durante a reunião, porque temos essa linha para o diálogo, que é fundamental. Então a adesão supriu todas as nossas expectativas, tivemos mais de 90% das crianças retornando nessa volta às aulas presenciais, o que é muito bom, tanto para eles quanto para a escola”, contou. Ela explicou ainda que, no primeiro momento, voltaram com a educação infantil até o jardim II e que algumas mudanças foram feitas, tais como, panfletos espalhados, com explicativos para os professores e pais; adesivos no chão, explicando a questão do distanciamento social. Nesse ponto a coordenadora lembrou que, por os alunos serem crianças e não entenderem muito, trabalharão para ensiná-las a seguirem os protocolos. “E, claro, temos o uso do álcool em gel, sempre limpando os brinquedos usados. E na parte dos professores e funcionários, todos estão usando EPIs”, relatou a profissional. No que tange ao ensino, que poderia ocorrer de forma híbrida, para evitar aglomeração de alunos em salas de aulas, a coordenadora explicou que ficou a cargo da escolha dos pais. Alguns optaram pelo presencial e outros pelo ensino online, dessa forma, conseguem manter um número adequado de estudantes em sala de aula, minimizando os riscos.

FISCALIZAÇÃO

Com esse retorno das aulas em algumas escolas, e o futuro retorno do ensino fundamental e médio esperado para o mês de fevereiro, a preocupação com os cuidados e medidas de segurança por conta da Covid-19 aumentou. Pensando nisso, o Procon Alagoas está realizando uma fiscalização em algumas escolas de Maceió para saber se os colégios estão aptos a receber seus alunos com os devidos cuidados e averiguação dos protocolos de segurança, higienização e na estrutura dos locais. Segundo informações da equipe de fiscalização do Procon, as fiscalizações ocorrerão de forma periódica e, até o momento, três escolas foram visitadas e nenhuma irregularidade foi registrada. “Checamos três colégios na parte baixa da capital e, por hora, não tivemos nenhum problema. Amanhã voltaremos a fiscalização, que continuará acontecendo pelos próximos dias. Até o momento elas estão se adequando conforme a Portaria 10.559/2020 da SEDUC.” “O Procon de Alagoas, por meio da nossa equipe de fiscalização, estará realizando vistorias nas instituições a fim de garantir a orientação estadual e estabelecer da melhor forma possível o retorno de aprendizagem das crianças e adolescentes em todo estado”, destacou Daniel Sampaio, diretor-presidente do órgão. As reclamações, dúvidas e denúncias sobre esse e outros problemas podem ser formalizadas por meio de ligações ao telefone 151 e por mensagens no WhatsApp: (82) 98876-8297. O atendimento presencial acontece na sede do instituto na Rua do Livramento, no Centro de Maceió ou por agendamento no site: procon.al.gov.br

Mais matérias desta edição