Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Pandemia

MENOS DE 5 MIL PESSOAS DO GRUPO PRIORITÁRIO RECEBEM 2ª DOSE EM AL

No total, 89.141 alagoanos foram vacinados contra a Covid-19 até agora; número representa menos de 3% da população alagoana

Por TATIANNE LOPES | Edição do dia 23/02/2021

Matéria atualizada em 23/02/2021 às 04h00

Profissional de saúde recebe de Maceió recebe dose da vacina contra o coronavírus
Profissional de saúde recebe de Maceió recebe dose da vacina contra o coronavírus | Ascom SMS

A vacinação em Alagoas, assim como em todo o Brasil, anda a passos de tartaruga. Do total do público-alvo, apenas 4.456 pessoas tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no estado. Com relação à primeira dose, 89.141 receberam a imunização. O número representa 2,66% da população alagoana. Os dados são da última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O atraso nas remessas de doses e a pouca quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) vão complicar ainda mais a vida das pessoas que precisam ser vacinadas com prioridade, como o caso dos idosos e servidores da educação. Na semana passada, após anunciar o envio de 9 milhões de doses para todos os estados da federação, o Instituto Butantan informou que enviará apenas 3 milhões. As novas doses devem chegar nesta quarta-feira (24) a Alagoas. A quantidade de doses, no entanto, não foi divulgada pelo MS e nem pela Sesau. Nesta semana, a secretaria informou que deve dar continuação à imunização dos profissionais da saúde que trabalham na linha de frente. Os trabalhadores devem procurar as unidades em que trabalham, levando o cartão de vacinação. Os profissionais de saúde que ainda não tomaram a segunda dose do imunizante no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; na Central de Triagem em Maceió e Arapiraca; no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas; e no Hospital Geral do Estado (HGE), começaram a ser vacinados nessa segunda-feira (22). Até a próxima sexta-feira (26), receberão a segunda dose os trabalhadores da saúde da Central Arapiraca do Samu Alagoas, do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), do Hospital Ib Gatto, da Clínica Infantil Daisy Brêda, no Ambulatório 24 horas Denilma Bulhões e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Tabuleiro, da Central de Triagem do Sesi e nos ambulatórios da Polícia Militar e da Casa do Coraçãozinho. Na próxima semana será a vez dos servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, Maternidade Nossa Senhora de Fátima/ Hospital da Mulher e do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), com início na próxima segunda-feira (1°). Os servidores da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) recebem a segunda dose na terça-feira (02), e os profissionais do Hospital Escola Portugal Ramalho, e do Ambulatório 24 horas Dom Miguel Fenelon Câmara serão imunizados na quarta-feira (3).

VACINAÇÃO EM MACEIÓ

Em Maceió, 28.239 pessoas foram vacinadas, sendo 21.194 de execução municipal e 7.045 de execução estadual. Destes, 467 são idosos que vivem em Instituição de longa permanência, e 6.328 profissionais de Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 96% do público de idosos já foram vacinados, dentre eles 1.398 acamados. Dos idosos com idade acima de 83 anos, 2.443 receberam a primeira dose da vacina. Outros 5.501 foram idosos acima de 85 anos.

Mais matérias desta edição