Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

AUMENTA PROCURA POR SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS

Não há dúvidas de que a pandemia da Covid-19 trouxe efeitos imprescindíveis à economia com os sucessivos fechamentos das portas do comércio, buscando conter os avanços da contaminação pelo novo coronavírus e frear os graves números que a doença tem deixad

Por Pâmela de Oliveira | Edição do dia 08/04/2021

Matéria atualizada em 08/04/2021 às 04h00

| Agência Sebrae

Não há dúvidas de que a pandemia da Covid-19 trouxe efeitos imprescindíveis à economia com os sucessivos fechamentos das portas do comércio, buscando conter os avanços da contaminação pelo novo coronavírus e frear os graves números que a doença tem deixado. No entanto, há quem tenha conseguido melhorar os ganhos neste período. É o caso dos proprietários de oficinas de veículos da capital que viram seus lucros melhorar no último ano. “Tivemos um aumento considerável no número de carros atendidos”, conta Anderson Delfino, proprietário de um centro automotivo no bairro do Poço, parte baixa da capital. Para ele, fazer reajustes na prestação de serviço a fim de facilitar o atendimento ao cliente pode ter ajudado. “Durante o período mais crítico da pandemia nós nos colocamos à disposição dos clientes que não queriam sair de casa, para irmos buscar e devolver seu carro revisado e devidamente higienizado e isso deu muito certo. Outra coisa que ajudou foi fazer agendamento para as revisões, evitando aglomerações em nosso ambiente de trabalho”, contou. Thiago Cavalcante, proprietário de uma empresa de serviços automotivos em um bairro da parte alta da capital, conta que o ano da pandemia foi o mais lucrativo nos últimos três anos. Ele acredita que as dificuldades econômicas fizeram com que as pessoas mantivessem seus veículos usados e, portanto, passaram a procurar mais por serviços de manutenção. “O ano passado foi o nosso melhor ano desde de 2017. Logo no início da pandemia tivemos uma queda na procura e depois começou a melhor e 2020 acabou sendo nosso melhor ano e este ano de 2021 tende a ser da mesma forma. É um setor que vem crescendo justamente neste contexto de pandemia, por conta das travas na economia o pessoal tem deixado de comprar carro novo para manter os carros usados e isso movimenta muito o setor de reparação automotiva”, contou. Revisão e manutenção estão entre os serviços mais procurados É unanimidade entre os empresários que os serviços que buscam manter a funcionalidade do veículo em bom estado. Thiago conta que, em razão da necessidade de manter os carros com tempo de uso, a revisão preventiva tem sido cada vez mais procurado pelos consumidores. “O serviço mais procurado é o de revisão preventiva, até porque os clientes estão tendo que ficar com o carro usado por mais tempo e por isso querem manter ele da forma correta para ter mais confiança no veículo em fazer uma viagem ou algo do tipo. Vejo que as pessoas entenderam que é muito mais viável fazer a manutenção preventiva do carro do que a corretiva, que costuma sair mais caro”, contou.

Anderson Delfino concorda. “Revisões preventivas que geralmente são feitas a cada 10 mil km seguindo as recomendações dos fabricantes, serviços de suspensão e freios, são os serviços mais procurados”, disse.

Mais matérias desta edição