Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Cidades

CHUVAS CAUSAM DESLIZAMENTOS E ALAGAMENTOS EM MACEIÓ

No período de 12 horas, cidade registrou 25% do total de chuvas esperado para o mês de junho

Por Da Redação | Edição do dia 16/06/2021

Matéria atualizada em 16/06/2021 às 04h00

| Reprodução

A chuva forte que caiu em Maceió desde a madrugada desta terça-feira (15) causou alagamentos em diversas ruas e avenidas. A situação provocou intensos congestionamentos na região da orla e também na parte alta da capital alagoana. A Rua Miguel Palmeira, no Farol, ficou alagada e o trânsito ficou lento na região. Veículos que tentavam seguir na via não conseguiram terminar o trajeto por causa do grande volume de água. Na Cambona também foi registrado alagamento. Por causa da água na avenida principal, muitos motoristas tiveram que desviar por ruas paralelas, o que causou congestionamento. A mesma situação foi registrada na região do Mercado da Produção, onde é comum ocorrer alagamentos, prejudicando os comerciantes do local e as pessoas que precisam transitar pela região. A lentidão do trânsito foi registrada em ruas de Cruz das Almas, da Ponta Verde e do Tabuleiro do Martins. Nas últimas 12 horas, Maceió registrou o equivalente a 100 mm de chuvas, ou seja, 25% do total esperado para todo o mês de junho. O prefeito JHC disse, nas redes sociais, que todas as equipes das secretarias estão nas ruas para diminuir os impactos e orientar a população.

VIADUTO

O viaduto recém-inaugurado da PRF, em Maceió, foi interditado nesta terça-feira (15), por conta de um alagamento que impossibilitou a passagem de veículos. A obra foi realizada com 100% dos recursos do Governo Federal - um total de R$ 77,4 milhões -, em convênio com o Governo de Alagoas. A chuva que cai desde a madrugada provocou, ainda, estragos na cidade, com vários pontos de alagamentos e deslizamentos de barreiras.

Em vídeos que circulam na internet, é possível ver vários carros parados sem conseguir avançar devido ao grande volume de água. Muitos motoristas, até, tiveram que retornar de ré ou pela contramão, a fim de fugir do alagamento no local. Nas redes sociais, o deputado Cabo Bebeto lamentou a situação e criticou o governo de Alagoas. Segundo o parlamentar, apesar de ter sido uma obra custeada pelo governo federal, a construção do viaduto, de responsabilidade do governo do estado, deixou a desejar, e o resultado foi a cena do local alagado. Um veículo caiu em córrego, no bairro da Levada, após o motorista tentar transitar na região alagada com as chuvas intensas da capital. Registros dos mais diversos problemas ocasionados pelas chuvas estão sendo veiculados nas redes sociais. Nesse caso, os moradores filmaram o carro, uma Hilux branca, virada dentro do canal, próximo ao terminal de ônibus do Mercado da Produção. Nas imagens, é possível ver o grande volume de acúmulo de água na via, de modo que o canal se confunde com a pista alagada.

ABASTECIMENTO

As chuvas também afetaram a qualidade da água bruta usada no Sistema Aviação, responsável pelo abastecimento de algumas localidades da parte alta da capital. Por essa razão, a Casal suspendeu temporariamente a operação desse sistema. Por causa do alto volume das chuvas, muitos sedimentos e matéria orgânica foram carregados para o manancial, deixando a água com elevado nível de resíduos, o que dificulta o processo de tratamento. Dessa forma, ficam com o abastecimento afetado as seguintes localidades: Tabuleiro Velho, Clima Bom, Santos Dumont, Eustáquio Gome, Santa Maria, Colina dos Eucaliptos, Medeiros Neto, Loteamentos São Caetano e Esplanada. A mesma situação de muitos resíduos na água em decorrência das chuvas foi verificada no sistema que atende ao bairro Rio Novo, ao Residencial dos Vales e ao Loteamento Palmar. A paralisação do abastecimento ocorreu na tarde desta terça-feira (15).

Mais matérias desta edição