Cidades
ROUBOS E FURTOS DE VEÍCULOS AUMENTAM EM ALAGOAS EM 2021
Levantamento aponta 1.436 casos de janeiro a novembro deste ano; em 2020 foram registrados 1.347 casos


O número de veículos roubados no Estado de Alagoas aumentou em 2021, segundo levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que registrou 1.436 casos contra 1.347 em 2020. O dado é referente ao período de janeiro até novembro nos dois anos.
Ainda de acordo com o levantamento, a quantidade de motocicletas roubadas em Alagoas é superior ao número de carros. Em 2021, foram 1.102 motos e no ano anterior 1.033. Já os carros tomados em assalto em 2020 foram 334 e em todo ano de 2020 foram 314.
A delegada de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Maria Angelita, explicou que o número de motos roubadas é superior devido à facilidade que os criminosos têm em tomá-las. “Os carros, atualmente, contam com uma tecnologia de ponta que dificulta a ação dos criminosos. Já as motos são veículos menores, que não possuem tanta segurança”.
“Mesmo com o crescimento registrado este ano, a delegacia consegue recuperar boa parte dos carros e motos roubados. A recuperação desses veículos está acima dos 80%. Ou seja, temos um grande índice de recuperação”, acrescentou Angelita. A delegada informou, ainda, que a delegacia tem empreendido esforços para encontrar os veículos roubados e trabalha com ações contínuas em parcerias com outras delegacias, a fim “de diminuir os danos para as vítimas”.
SUSTO
Bruno Carnaúba Guedes Torres, de 32 anos, teve o seu carro, um Uno Vivace, furtado no dia 7 de setembro deste ano. “Eu trabalhava de Uber com o carro e tinha virado o dia trabalhando. Pela manhã, troquei de roupa, pequei minha prancha e, em seguida, segui para a praia do Sobral, para surfar. Da água, vi um Siena Branco se aproximar. Um cara desceu do carro e levou o meu veículo. Foi tudo muito rápido”, contou.
Bruno disse, ainda, que procurou a polícia, mas até o momento, o veículo não foi encontrado. “A única esperança era a câmera do portão de entrada da BRK, onde meu carro estava estacionado. Porém, as imagens só serão liberadas com ordem judicial”, acrescentou.
O carro de Bruno é financiado e ele ainda vem pagando as parcelas do veículo. “O carro era meu ganha-pão. As coisas só não estão piores poque consegui alugar um outro veículo para trabalhar”.