Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cidades

IDOSA DE 73 ANOS ESPERA HÁ 4 MESES POR CIRURGIA EM LEITO DO HGE

Paciente aguarda desde setembro implantação de prótese que só foi autorizada pela Sesau três meses depois da internação

Por Mariane Rodrigues com TV Gazeta | Edição do dia 15/01/2022

Matéria atualizada em 15/01/2022 às 04h00

| Reprodução TV Gazeta

Maria Barbosa dos Santos, de 73 anos, está desde setembro de 2021 internada no Hospital Geral do Estado (HGE) à espera de uma cirurgia, que ainda não tem data para acontecer. Ela deu entrada na unidade com problemas de arritmia cardíaca e o diagnóstico revelou um problema de aneurisma abdominal.

Segundo a filha da paciente, Jocélia Barbosa, no dia 27 de setembro o hospital havia informado que a cirurgia seria feita em três semanas, no entanto, o procedimento não foi realizado. Depois informaram que seria feita em 45 dias, mas, quatro meses depois, a paciente continua no hospital.

“Ela está com risco de morte dentro desse hospital porque já está com uns quatro meses e não acontece nada”, reclama a filha de Maria Barbosa, afirmando ainda que a mãe está “desesperada”.

Sem saber o que fazer, a família buscou o Núcleo de Saúde da Defensoria Público. O órgão informou que está acompanhando o caso e que a demora ocorre por causa da confecção de uma prótese. Informou ainda que essa prótese só foi autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em dezembro de 2021, ou seja, três meses depois.

O equipamento só deve ficar pronto em 40 dias. A Assessoria do Hospital Geral do Estado informou à TV Gazeta que está acompanhando a paciente por uma equipe multidisciplinar e que a cirurgia será realizada somente depois da chegada da prótese. O prazo não foi dado pelo hospital.

Mais matérias desta edição