Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Pandemia

MAIS DE 100 MIL PESSOAS NÃO RETORNARAM PARA TOMAR A SEGUNDA DOSE

Pelo menos 365.097 ainda não receberam nem a dose de reforço; a capital completou um ano e seis meses do início da imunização

Por Hebert Borges | Edição do dia 23/06/2022

Matéria atualizada em 22/06/2022 às 21h05

No feriado de São João, os três pontos fixos de vacinação em Maceió irão funcionar
No feriado de São João, os três pontos fixos de vacinação em Maceió irão funcionar | @Ailton Cruz

Enquanto a quarta dose da vacina contra a Covid-19 já é uma realidade para os brasileiros com 40 anos ou mais, um total de 104.833 maceioenses não voltou aos postos de vacinação para tomar a segunda dose do imunizante, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), também disponibilizados no vacinômetro municipal. Os números mostram que, desse total, 103.336 estão atrasados em relação à segunda dose há mais de 15 dias. Médicos apontam que a vacinação foi a responsável pelo recuo da pandemia no mundo e que é preciso tomar todas as doses recomendadas para que haja, de fato, imunidade. Os dados recentes da pandemia no Brasil, bem como em Maceió, mostram um crescimento alto na média móvel de casos e óbitos. Além dos atrasados em relação à segunda dose, há também um grande contingente de maceioenses que estão com a terceira dose atrasada. São 365.097 que não retornaram para receber a dose de reforço. Destes, 354.969 estão com o reforço atrasado há mais de 15 dias. Outro número expressivo é 119.746. Este é o total de maceioenses que podem se vacinar, mas optaram por não fazer isso. Recentemente, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) promulgou lei que proíbe a exigência de apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 para acesso a locais públicos ou privados do Estado de Alagoas.

ONDE SE VACINAR

Nesse feriado de São João, os três pontos fixos de vacinação em Maceió estarão em funcionamento. A vacinação ocorre no Maceió Shopping (Mangabeiras), das 9h às 21h, na Carajás Home Center (Tabuleiro do Martins), das 9h às 16h e no Pátio Shopping (Cidade Universitária), das 15h às 21h.

Maceió já está aplicando a dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos e a 4ª dose para pessoas acima de 40 anos e profissionais de saúde.

De segunda a sexta-feira, exceto feriados, a vacinação também está sendo aplicada em unidades de saúde de todas as regiões de Maceió.

CONFIRA AS UNIDADES DE SAÚDE:

Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h Unidade de Referência em Saúde Ib Gatto Falcão (Tabuleiro) Unidade de Referência em Saúde João Paulo II (Jacintinho) Unidade de Saúde da Família João Sampaio (Conjunto João Sampaio) Unidade de Saúde da Família Ouro Preto (Ouro Preto) Unidade Básica de Saúde Marlene Fernandes Lanverly (Santa Lúcia) Unidade Básica de Saúde José Pimentel Amorim (Salvador Lyra) Unidade Básica de Saúde Roland Simon (Vergel do Lago) Unidade de Saúde da Família José Maria de Vasconcelos (São Jorge); Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h Unidade de Referência em Saúde Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica); Unidade Básica de Saúde José Tenório (Serraria) Unidade de Referência em Saúde Pitanguinha Unidade Básica de Saúde Oswaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) Unidade Básica de Saúde Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes) Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio de Pádua (Jardim Petrópolis) Unidade Básica de Saúde Professor Durval Cortez (Prado) Unidade de Saúde da Família Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) Com funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 16h, para crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo (Campus UFAL) Unidade Básica de Saúde Arthur Ramos (Conjunto Henrique Hequelman) Unidade de Saúde da Família Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce) Unidade de Saúde da Família (Paulo Leal) Unidade de Saúde da Família Cláudio Medeiros (Rio Novo) II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço)

Mais matérias desta edição