loading-icon
Gazeta FM
NO AR | Maceió

Gazeta FM

94.1
sexta-feira, 28/03/2025 | Ano 91 | Nº 5933
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Cidades

Cidades

RENAN DEFENDE MP PARA VIABILIZAR BARRAGENS DE CONTENÇÃO EM AL

Senador vai solicitar audiência com ministra Simone Tebet para liberação de recursos necessários às obras

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) anunciou, nesta terça-feira (11), que vai solicitar uma audiência com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para requerer o desmembramento do projeto que trata da construção de barragens de contenção na região Nordeste.

O objetivo do encontro é garantir celeridade às obras que, em Alagoas, não avançaram e assim, buscar, por meio de Medida Provisória, a liberação do recurso necessário para a construção das primeiras barragens em solo alagoano.

“Não podemos conviver eternamente com medidas paliativas. São inúmeras vidas em jogo. Por isso é que irei me reunir com o presidente Lula e a equipe econômica do governo para sensibilizar a todos sobre a necessidade de avançarmos com o projeto para o qual o Ministério da Integração destinou, à época, nove milhões e meio de reais. Desta feita, defendemos a liberação de quinhentos milhões para a construção, inicialmente, de duas barragens nas bacias dos rios Mundaú e Paraíba”, explica o senador.

Renan Calheiros lembrou que em 2010, o presidente Lula liberou recursos da ordem de R$ 1 bilhão para, além de promover a recuperação econômica, assegurar as obras de reconstrução em meio às enchentes.

Ainda segundo o senador, as barragens também poderão ampliar a matriz energética, além de abastecer as cidades circunvizinhas, inclusive, com água potável. Renan Calheiros explicou que a ideia é otimizar um projeto já existente.

“Somente dessa forma é que conseguiremos reduzir, significativamente, o risco de novas enchentes, evitando tragédias como a de 2010, quando trinta pessoas morreram e mais de 70 mil ficaram desabrigadas em Alagoas. Isso sem falar no trauma com a qual essas pessoas se veem obrigadas a conviver até hoje”, avalia Renan Calheiros, destacando a importância do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contemplar tais reservatórios.

O anúncio foi feito durante encontro no Palácio República dos Palmares, em Maceió, com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e os ministros Renan Filho (Transportes), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional).

*Com informações da assessoria

Relacionadas

fallback

Capa do dia

Edição do dia 8 de abril de 2025

Mulheres recebem 11,1% a menos do que os homens em Alagoas imagem

DESIGUALDADE SALARIAL

Mulheres recebem 11,1% a menos do que os homens em Alagoas

Israel expande área dominada na Faixa de Gaza em mais de 50% imagem

Palestina

Israel expande área dominada na Faixa de Gaza em mais de 50%

Ato com Bolsonaro na Avenida Paulista atrai 55 mil pessoas, projeta Datafolha imagem

Mobilização

Ato com Bolsonaro na Avenida Paulista atrai 55 mil pessoas, projeta Datafolha