Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
CLÁUDIO HUMBERTO

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH14112019

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 14/11/2019

Matéria atualizada em 14/11/2019 às 06h00

Estamos conversando com a China”

- Ministro Paulo Guedes (Economia) sobre a negociação de acordo de livre-comércio,

Solução rápida

A questão de água, no Nordeste, sempre aguçou rivalidades. Certa vez Juarez Távora, ministro da Viação de Castello Branco, foi ao Rio Grande do Norte visitar obras. Ao desembarcar, ouviu de um líder político local: “Precisamos de um grande açude aqui, porque estamos inferiorizados em relação ao Ceará. Lá, existem 19; aqui, 18.” Távora sacou a solução na hora: “Não tem problema. Mando arrombar um no Ceará e fica empatado.”


Investigação pode isentar navio grego de culpa

O governo já desembarca da certeza de que o navio grego Bouboulina foi o responsável pelo despejo de petróleo que sujou o litoral brasileiro. Os gregos continuam na lista de suspeitos, mas em nível reduzido. Técnicos do Ibama e do Inpe sempre foram reticentes sobre o laudo da Hex, uma empresa de tecnologia geoespacial de Brasília. Mas não se consegue confirmar a culpa dos gregos. Navios-fantasma (“dark ships”) e ecoterrorismo continuam sendo as suspeitas mais consistentes.


Mancha eram algas

Imagens de mancha de formato retangular, apontada pela Hex, seriam de grande concentração de material orgânico – algas e não óleo.


Óleo faz outro rastro

Segundo técnicos, o despejo de navio deixaria rastro muito comprido de petróleo no mar, algo que não se verificou na rota do Bouboulina.


Transponder ligado

Isenta o Bouboulina o fato de o comandante grego não haver desligado equipamentos de localização para “apagar pistas” do despejo de óleo.


Suspeita descartada

A Skytruth, empresa americana de análises do mar via satélite, descartou o navio grego. Já pesquisa da Ufal aposta em “dark ship”.


Decisão absurda mantém privilégios em Itaipu

A Justiça do Trabalho adotou mais uma daqueles decisões absurdas que apenas dão força àqueles que defendem sua extinção: suspendeu a transferência dos empregados de Itaipu Binacional de Curitiba (PR) para Foz do Iguaçu. Nos governos petistas, apadrinhados e aspones contratados em Itaipu moravam em Curitiba, a 650 km da sede da empresa. Diretor de Itaipu binacional, o general Luna e Silva, determinou a mudança, mas a pelegada recorreu à sua própria justiça.


Namorada de Lula

Uma das funcionárias beneficiadas pela decisão da Justiça do Trabalho é a namorada de Lula, Rosângela da Silva, vulgo “Janja”.


Justiça aumenta gastos

A transferência fará Itaipu poupar gastos de R$5 milhões ao ano só com passagens aéreas entre Curitiba e Foz do Iguaçu.


Recurso contra absurdo

A decisão absurda da Justiça do Trabalho do Paraná é de primeira instância e, claro, Itaipu Binacional já avisou vai recorrer do absurdo.


Pesos pesados

A presença de Igor Sechin na comitiva de Vladimir Putin mostra seu interesse em investir no Brasil. Sechin é seu maior amigo desde 1991 e CEO da petroleira russa Rosneft, uma das maiores do mundo. E fala português fluentemente, após morar nos anos 1980 em Moçambique.


Ocupação irritou Bolsonaro

A ocupação da embaixada da Venezuela por aliados de Juan Guaidó enfureceu Jair Bolsonaro. O presidente apoia Guaidó, mas considerou o momento o pior possível. Temia atrapalhar o êxito da cúpula do Brics.


Retrato na parede

O Brasil fez justiça a José Aparecido de Oliveira, criador da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): o embaixador Pedro Brêtas Bastos, chefe da representação brasileira na entidade, em Lisboa, pendurou foto do saudoso mineiro em posição de destaque.


Brics é a prioridade

Havia tensão no Planalto, após a ocupação na embaixada, temia-se que servidores das embaixadas da Rússia e da China fossem atraídos à confusão. O Itamaraty tranquilizou: eles não se juntariam à baixaria.


Atitude vergonhosa

O ex-deputado e ex-delegado no DF, Laerte Bessa (PL) foi flagrado em vídeo agredindo covardemente o porteiro e o síndico do prédio onde mora, em Brasília. Até desafiou o porteiro para “troca de tiros”.


Menos, ministro, menos

O presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, durante o julgamento da prisão em 2ª instância, disse que o STF é das cortes supremas que mais trabalham no mundo. E também cravou que se “trabalha muito” no Congresso. Tudo isso antes de decretar megaferiadão de uma semana.


PF maior

A direção da Polícia Federal autorizou esta semana a nomeação de 151 delegados, 194 agentes, 78 escrivães, 57 peritos criminais e 27 papiloscopistas. Vão trabalhar em 13 estados de todo o País.


Recordes seguidos

O segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê novo recorde de produção de grãos na safa 2019/2020. A estimativa é de 246,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,8%.


Pensando bem...

...a ocupação da embaixada da Venezuela no Brasil chamou mais atenção da mídia e dos políticos que as várias invasões de vândalos a embaixadas do Brasil mundo afora.

SOLANGE SYLLOS, presidente da Associação Ação AVC, comemora o sucesso da ação realizada este ano. Na foto com GASPAR BRÊDA e SIMONE PARÍSIO, da Telesil Engenharia, construtora vencedora da categoria Responsabilidade Social no Prêmio Master Ademi
SOLANGE SYLLOS, presidente da Associação Ação AVC, comemora o sucesso da ação realizada este ano. Na foto com GASPAR BRÊDA e SIMONE PARÍSIO, da Telesil Engenharia, construtora vencedora da categoria Responsabilidade Social no Prêmio Master Ademi - Foto: Divulgação
 


Mais matérias desta edição