Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH09012021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 09/01/2021

Matéria atualizada em 09/01/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Picolé da estrada

Ainda embevecidos com uma homenagem em Mossoró ao então vice-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, deputados deram uma paradinha num restaurante de estrada para forrar a barriga. Tarde da noite, foram recebidos por um garçom alto e forte, que lhes exibiu o cardápio de comidas típicas. Um deputado da comitiva tentou quebrar o gelo com uma brincadeira e se deu mal: “O que se come aqui, fora o garçom?” O homem devolveu na bucha, com cara fechada e toda “delicadeza”: “Garçom, aqui, não se come, se chupa...”


É legal a venda de vacina contra covid em clínicas

A negociação de vacinas contra a covid por clínicas particulares é vista como perfeitamente legal pela advogada e especialista em direito médico Mérces da Silva Nunes. Segundo ela, não há nada na legislação que vise impedir a comercialização, mas o Ministério da Saúde e gestores locais podem requisitar estoque excedente em caso de escassez do imunizante na rede pública de saúde, mediante pagamento de uma indenização.


Há regras

Mérces ressalta, entretanto, que a vacina só poderá ser oferecida após a aprovação do registro final pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Negociação em andamento

Membros da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas foram à Índia negociar 5 milhões de doses da Covaxin, do laboratório Bharat Biotech.


Alô, Anvisa!

A rápida aprovação da Covaxin na Índia gerou receio sobre a segurança e eficácia, mas a vacina se tornou a maior aposta de clínicas particulares.


País de lacradores

Oposicionistas e até ministros de tribunais já tinham prontas notas sobre as impressionantes 200 mil mortes de brasileiros por covid. Nem se deram ao trabalho de demonstrar regozijo pelos mais de 7 milhões de brasileiros (97,25% do total de infectados) curados da doença.


Guerra na propaganda

Virou guerra a concorrência entre 4 agências do Ministério da Saúde para a campanha sobre vacinação. A notícia de que Fábio Jr. será astro, por exemplo, é plantação para “queimar” a agência Fields, que sugere o cantor como protagonista. Mas o governo ainda não bateu o martelo.


Bola com a Anvisa

Finalmente a Fiocruz e o Butantan pediram à Anvisa autorização para uso emergencial das vacinas parceiras, Astrazeneca e Coronavac. Agora sim, e só agora, a bola está com a agência reguladora.


Seringas não faltam

No País em que até seringa virou disputa política, o governo mineiro de Romeu Zema (Novo) já começou a distribuir entre os seus 800 municípios as 50 milhões de seringas que adquiriu para vacinação.


MP inconstitucional

Para a jurista e criminalista Jacqueline Valles, a medida provisória do presidente Jair Bolsonaro contra a vacinação em São Paulo é inconstitucional porque “contraria o direto à saúde pública da população”.


Pensando bem...

... só há uma coisa a dizer sobre a Coronavac e a vacina de Oxford: Anvisa nelas.


Maia promove ‘trem da alegria’ para ajudar Baleia

Diante da debandada de deputados do PSL, Rodrigo Maia decidiu gastar a tinta da caneta para promover nomeações a 18 dias de deixar a Presidência da Câmara. Ele assinou 19 nomeações nos últimos dias para cargos com salários que variam de R$ 4,5 mil a R$ 20,7 mil mensais, sendo nove deles lotados em seu próprio gabinete, à espera de outros destinos. O “trem da alegria” beneficia deputados de oposição, em troca de apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Casa.


Máquina obesa

Maia alocou aspones na corregedoria parlamentar, no departamento de material e patrimônio e até no gabinete do 4º suplente da Mesa Diretora.


Sempre cabe mais um

Vagas na 2ª e 4ª secretarias também foram negociadas com partidos do “bloco” de Maia, além de função gratificada na Secretaria-Geral da Mesa.


Não escapa nada

Houve trocas também nas comissões de Fiscalização e Controle, Defesa do Consumidor e de Educação. Tudo para acomodar os apadrinhados.


Piada pronta

A voracidade dos acordos para unir DEM ao PT et caterva levou até a troca na diretoria-geral do quadro de pessoal. E Maia ainda tem 20 dias.


Mercado do jornalismo

O jornalista Augusto Nunes assumirá, a partir do dia 18, a direção de redação do site R7.com, segundo anunciou nesta sexta-feira o grupo Record. Ele está na empresa desde outubro de 2019.


Comprando do pequeno

O presidente Jair Bolsonaro foi mais um a comemorar bons resultados do Programa de Aquisição de Alimentos: foram 150 mil toneladas de compradas de pequenos produtores, em 2020.


Quem matou Ashli?

Extremistas que invadiram o Congresso americano roubaram ao menos um laptop com informações “sensíveis” sobre à segurança nacional. Por falar nisso, afinal, quem matou à queima-roupa Ashli Babbitt?

JOSÉ NOGUEIRA, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da FIEA e Sinduscon-AL, uma das principais lideranças do estado, com trabalho reconhecido para o fortalecimento da economia alagoana
JOSÉ NOGUEIRA, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da FIEA e Sinduscon-AL, uma das principais lideranças do estado, com trabalho reconhecido para o fortalecimento da economia alagoana - Foto: : Divulgação
 

MÁRCIO RAPÔSO, empresário respeitado na área empresarial do estado, segue fortalecido na sua imobiliária ao lado dos filhos HENRIQUE e MÁRCIO FILHO
MÁRCIO RAPÔSO, empresário respeitado na área empresarial do estado, segue fortalecido na sua imobiliária ao lado dos filhos HENRIQUE e MÁRCIO FILHO - Foto: Divulgação
 



Mais matérias desta edição