Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH20012021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 20/01/2021

Matéria atualizada em 19/01/2021 às 22h24

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: A ‘via crucis’ de Lula

O então deputado João Caldas (PL-AL), ara de JHC, atual prefeito de Maceió, vivia clima de Semana Santa, e foi buscar na Bíblia um paralelo dos movimentos de Lula, presidente na ocasião, para fortalecer sua aliança com partidos conservadores: “Lula vai ter que negar o PT três vezes, assim como o apóstolo Pedro negou Jesus Cristo...” A aliança consolidou o maior esquema de corrupção da História do Ocidente.


Brasileiro se elogia, na covid, e critica os outros

Levantamento nacional exclusivo do Paraná Pesquisa para o site Diário do Poder e para esta coluna revela que o brasileiro, em média, dá nota 7,7 (de 10) para o próprio comportamento em relação à prevenção contra o novo coronavírus. Já na avaliação dessas mesmas pessoas quanto ao comportamento da população brasileira como um todo, a nota média despenca para 4,2. O Paraná Pesquisa entrevistou 2.080 pessoas.


Autoestima elevada

Brasileiros do Sudeste e Sul têm autoestima elevada, atribuindo-se nota de 7,8. Mas deploram comportamento alheio: 4,3 e 4,1 respectivamente.


Outros reprovados

No Norte e no Centro-Oeste, em média, o comportamento da população brasileira quanto à prevenção à covid ganhou nota de 4,1.


Diferença regional

Os habitantes do Nordeste deram nota média de 7,6 para o próprio comportamento durante a pandemia. É a menor nota regional.


Todo o País ouvido

O Paraná Pesquisa realizou entrevistas em 238 municípios dos 26 estados e no Distrito Federal, entre 16 e 19 de janeiro deste ano.


‘Reunião’ de Maia com embaixador é só um factoide

A doze dias de acabar sua presidência na Câmara, o deputado Rodrigo Maia tenta criar fatos políticos para mostrar que ainda lhe resta poder e utilidade. O factoide do dia, nesta terça (19), foi solicitar uma “reunião virtual” com o embaixador da China “para entender” criação de supostas dificuldades do governo chinês para fornecer o principal insumo para produção de vacina. O bate-papo não terá efeito prático: serão apenas duas pessoas falando mal de quem mais detestam: Jair Bolsonaro.


Eles não são partes

Contratos de importação/exportação não passam por diplomatas e nem por parlamentares, porque se trata de relação com empresas privadas.


Relação empresarial

A importação desse insumo foi contratada do Butantan junto a Sinovac, laboratório privado que desenvolveu a vacina rebatizada de Coronavac.


Diplomacia do confronto?

É incomum diplomatas estrangeiros falarem mal dos governos que os hospedam. Só por isso a reunião com Maia suscita alguma curiosidade.


Premiê de mentirinha

Rodrigo Maia já confessou a esta coluna o sonho de governar, mas, sem votos, arrumou o jeitinho de forçar a barra para impor decisões privativas do Poder Executivo. Virou um “primeiro-ministro” de mentirinha.


Poder abusivo

Para Marcelo Ramos (PL-AM), Rodrigo Maia se beneficiou da pandemia. “Funcionando virtualmente é concentração de poder demais, é voz de menos. Vamos voltar às sessões presenciais e dar voz aos deputados”.


Ritmo acelerado

O Brasil começa a ensinar outros países como promover uma vacinação rápida e eficiente. Ao imunizar dezenas de milhares de pessoas em apenas 24h, o ritmo acelerado deve levar o Brasil a superar nesta quarta, segundo o OurWorldinData, a maioria dos países em doses aplicadas.


Internet aceita tudo

Um site de notícias publicou ontem que o “Itamaraty admite falha no trato com Índia e China”. O ministério, no entanto, não se pronunciou. Quem admitiu? “Um diplomata” cuja identidade não foi revelada. Ah, bom.


Oportunismo rastaquera

Enquanto políticos oportunistas elogiavam os países que começavam a vacinação, mesmo com poucas doses (300, na Argentina) as críticas ao Brasil já começaram por serem “apenas 6 milhões de doses”.


Espumando de ódio

O eterno candidato derrotado a presidente Ciro Gomes (PDT) prega a “prisão” de Bolsonaro em razão das vítimas da covid. Não disse o que pensa dos governantes da Itália, Reino Unido, Espanha, França, Suíça e Argentina, que proporcionalmente registram mais mortos que o Brasil.


Pedindo votos

Em campanha para presidente da Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) pedirá votos em Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (20), aos próprios correligionários. Almoçará com eles e o prefeito Sebastião Melo.


Pela tela

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) voltam ao trabalho nesta quarta (20) e manterão as sessões plenárias na forma remota, como vinha sendo feito em 2020, e com transmissão pelo YouTube.


Pensando bem...

...político sem autoridade se meter na imunização é como torcedor que grita com a TV: só incomoda o vizinho.

LUCIANO QUIRINO, diretor de Planejamento da Artecetera, profissional com trabalho reconhecido para fortalecer o mercado publicitário no estado
LUCIANO QUIRINO, diretor de Planejamento da Artecetera, profissional com trabalho reconhecido para fortalecer o mercado publicitário no estado - Foto: Divulgação
 


Mais matérias desta edição