Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH07042021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 07/04/2021

Matéria atualizada em 07/04/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Diferenças visíveis

O papa João Paulo II visitava Brasília, em 1991, quando foi apresentado a várias autoridades, no Palácio do Planalto. Na fila estava o secretário de Esportes, Bernard Rajzman, ex-jogador de vôlei, e sua mulher, Carmem, filha de Ademar Ghisi, ministro do Tribunal de Contas da União. Era impossível não notar a diferença de idade e de estatura, no casal. “É sua filha?” perguntou João Paulo II puxando conversa, simpático. “Não, é minha mulher!” apressou-se Bernard, um tanto contrariado. O papa já cumprimentava outro casal quando Bernard desabafou bem humorado: “Até tu, papa?”


Brasil bate recorde vacinando 1,26 milhão em 24h

No dia em que holofotes se voltaram para os 4.195 óbitos, que tiveram os registros represados devido ao feriadão de Páscoa e o “feriadaço” paulista, o Brasil bateu recordes da vida na guerra ao coronavirus. Foram mais de 954 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e quase 312 mil com a segunda dose, o que levou ao recorde disparado de cerca de 1,26 milhão de pessoas vacinadas, literalmente nesse caso, em apenas 24h.


G4 da vacina

Só China, Índia, EUA e Brasil bateram a marca de um milhão de doses em 24h. Do grupo, só o Brasil não é grande produtor de vacinas.


Chupa, Boris

O recorde de ontem é 50% maior que o máximo obtido pelos britânicos. Em seu melhor dia, o Reino Unido conseguiu aplicar 844 mil doses.


Descanso para avançar

Durante o feriadão, o número de vacinas caiu para 350 mil por dia. Com a volta ao normal, os profissionais de saúde recuperam o tempo perdido.


Imunização completa

O número de primeiras doses foi pouco maior que de outros dias em que superamos um milhão. A diferença foi que as segundas doses dobraram.


MP apura fraude em licitação milionária no ES

O Ministério Público do Espírito Santo apura denúncia de favorecimento à chinesa Dahuá em licitação de R$139 milhões, realizada pelo governo de Renato Casagrande (PSB) por meio do Detran, para um sistema de câmeras de monitoramento. A imprensa capixaba publicou na véspera o resultado da licitação. Segundo a denúncia, que inclui suposta propina de R$40 milhões, a Dahuá é suspeita de articular ajustes no edital de modo a garantir que somente seus equipamentos atendessem às exigências.


Edital sob medida

O edital exige câmeras de lentes de 16 a 40mm, enquanto as rivais usam de 18 a 42mm. Exige 6 entradas de iluminação externa, a maioria tem 4.


Acesso prévio

Entre documentos entregues e que passarão por perícia, há comparativo de preços das concorrentes meses antes da finalização do processo.


Vítima

Casagrande garantiu em nota a “lisura do processo” e diz ser vítima de fake news, na denúncia que o MPF encaminhou para o MPES.


Problema são os russos

Bolsonaro mostrou uma atitude, nesta terça (6), que fez falta em 2020, esforçando-se pessoalmente, na conversa com Vladimir Putin, para viabilizar a vacina Sputnik V no Brasil. Agora só falta combinar com os russos: os burocratas da Anvisa e sua peculiar noção de emergência.


Quanto atraso!

A demora para avaliar o acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Israel, assinado há dois anos em Jerusalém, expõe a paralisia na Câmara na era Rodrigo Maia. O relator é Aroldo Martins (Republic-PR).


Média

Para marcar o 7 de abril, Dia do Jornalista, o senador Weverton (PDT-MA) quer pena maior para crimes contra profissionais de imprensa e Paulo Paim (PT-RS) tenta obrigar empresas a contratar seguro de vida.


Pequenas são grandes

O Sebrae confirmou ao Diário do Poder o resultado positivo na criação de empregos por oito meses seguidos. Micro e pequenas empresas criaram 477 mil dos 611 mil novos postos de trabalho de 2021.


Organização geral

O senador Eduardo Girão (Pode-CE) celebrou 21 milhões de doses contra a covid-19, no Brasil, e criticou a “torcida” pelo vírus. “Em vez de buscar responsáveis pela situação, temos primeiro que ajudar; primeiro temos que aplicar doses e depois procurar responsáveis pela demora”.


País democrático

Ativistas ignorantes na Universidade de Brasília não sabem que, ao contrário dos demais países da região, em Israel conta em seu parlamento com judeus, árabes, brancos e negros, religiosos e ateus, gays, direita e esquerda. Não há qualquer tipo de discriminação.


Trump acertou

Assim como previu o ex-presidente Donald Trump em setembro de 2020, os EUA confirmaram que toda a população adulta estará vacinada até o fim de abril. A média de vacinação já passou das 3 milhões de doses/dia.


Mudança no imposto

O Senado aprovou a prorrogação do prazo para a declaração do Imposto de Renda. O prazo final para a entrega é 30 de abril, mas a proposta estende o prazo até 31 de julho. O projeto agora retorna à Câmara.


Pensando bem...

...fatos bons acontecem todos os dias, apesar da pandemia. Difícil é achar notícia boa.

JUBSON UCHÔA, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alaogas (Ademi-AL), lançou ontem em um evento virtual o selo comemorativo que marca os 40 anos da entidade e também a edição 2021 do movimento Imóvel é Mais Negócio
JUBSON UCHÔA, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alaogas (Ademi-AL), lançou ontem em um evento virtual o selo comemorativo que marca os 40 anos da entidade e também a edição 2021 do movimento Imóvel é Mais Negócio - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias desta edição