Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Cláudio Humberto

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA NACIONAL #CH04052021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 04/05/2021

Matéria atualizada em 04/05/2021 às 04h00

Foto: ADNAEL SILVA
 

PODER SEM PUDOR: O código SQR

Então prefeito de Muriaé (MG), o peemedebista Odilon Carvalho (2004-2008) costumava receber com camaradagem os vereadores que o procuravam para suas demandas nos bairros, e os encaminhava aos secretários com um bilhete, levado em mãos com um “favor atender ao vereador”, e um código abaixo de sua assinatura, “SQR”. Mas todos reclamavam que, apesar de atendidos, suas demandas não andavam. Foi quando um deles atentou para o código comum nos bilhetes. E descobriu o recado secreto do prefeito para os secretários: “Sai Que é Rabo”.


Covid ‘queima o filme’ de Bolsonaro e governadores

A pandemia tem provocado queda na avaliação do presidente Jair Bolsonaro, mas afeta também a popularidade dos governadores, segundo Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas. “A segunda fase da pandemia fez mal a todos e não apenas ao presidente”, explicou ele, afirmando que “caiu também a popularidade de todos os governadores”, responsáveis por gerenciar o combate ao coronavírus por decisão do Supremo Tribunal Federal. Todos sofreram esse desgaste.


Doria não decola

João Doria, por exemplo, tenta desesperadamente “capitalizar” a vacina Coronavac, mas é 4º ou até 6º na corrida presidencial no próprio Estado.


Povo não esquece

Eleito com a ajuda da jogada de marketing “Bolsodoria”, o governador tucano de São Paulo não consegue encarnar o “anti-Bolsonaro”.


Pesquisa nacional

A avaliação da administração federal caiu de 50,2%, em dezembro, para 47,2% em janeiro, de acordo com levantamentos Paraná Pesquisa.


Pandemia nas urnas

Hidalgo avalia que as chances de reeleição de Bolsonaro dependem do fim da pandemia e da recuperação da economia, e seus custos sociais.


Nº de óbitos nessa segunda é o menor em 63 dias

O avanço da vacinação pelo país em patamar milionário começa a surtir efeitos mais palpáveis nos números da pandemia e o Brasil teve ontem, segundo o Conass, 983 mortes decorrentes da covid19. Apesar de ainda elevado, é o menor número dos últimos 63 dias. Com relação aos novos casos, o resultado de 24.619 é ainda mais promissor por ser o menor número de infecções confirmadas em 24h desde o dia 14 de fevereiro.


Alento para todos

O resultado desta segunda fez cair a média diária de óbitos para 2.364, cerca de 25% menor que a do início de abril, e a menor em 40 dias.


Ladeira abaixo

Especialistas afirmam que efeitos da situação atual só são sentidos 15 dias depois. Por isso, a expectativa é de queda ainda mais acentuada.


Origem

Abril terminou com 24,6 milhões de doses aplicadas, e em aceleração. Nos últimos oito dias, a média foi acima de um milhão de doses diárias.


Perdendo o bonde

Com quase 50 milhões de doses de vacina contra covid aplicadas no País, os “coronalovers” da mídia precisam dar atenção a tantas famílias felizes e aliviadas com o processo de imunização dos entes queridos.


CPI superestimada

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse ao “Canal Livre”, da Band, que a CPI da Covid está sendo superestimada. E acha que não era hora de instalar a comissão: “A pandemia ainda não acabou”


Blindagem

O relator deixou claro seu papel na CPI. O pai do governador de Alagoas disse que o objetivo “não é investigar possíveis desvios de recursos nos Estados e municípios”. É o que prevê o ato de criação da CPI da Covid.


Uber office

Os deputados Junio Amaral (PSL-MG) e Cezinha Madureira (PSD-SP) participaram de audiência com o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) do carro, certamente a caminho de algo mais importante que o trabalho.


Boa ideia

O deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) propôs usar 50% do saldo parado no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fustel) e ajudar no combate à pandemia. São quase R$ 11 bilhões.


Apoio ao crime

Petroleiros e sindicalistas decidiram apoiar a invasão de um terreno da Petrobras por um grupo autointitulado “refugiados primeiro de maio”, que diz lutar por moradia, vacina e contra a política de preços da estatal.


Propaganda enganosa

A empresa de telefonia Claro alardeia na TV, rádio e internet que é a operadora de celular com “o primeiro 5G do Brasil”. Lorota. Nem sequer existe ainda essa tecnologia no País. É ficção, assim como o tal “4.5G”.


Ninguém aguenta

A audiência no horário nobre dos canais de notícias nos EUA (Fox News, MSNBC, HLN e CNN) caiu vertiginosamente. Em média, perderam 50% do público desde fevereiro. A Fox, que menos perdeu, caiu 15%.


Pensando bem...

...hoje em dia, o que mais tem é tucano fazendo voo de galinha.

MARCOS VIEIRA, diretor superintendente do Sebrae Alagoas, tomou posse na última sexta-feira (30) no cargo de vice-presidente para a região Nordeste da Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (ABASE). Também tomaram posse os vice-presidentes das demais regiões, todos eleitos por aclamação em chapa única
MARCOS VIEIRA, diretor superintendente do Sebrae Alagoas, tomou posse na última sexta-feira (30) no cargo de vice-presidente para a região Nordeste da Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (ABASE). Também tomaram posse os vice-presidentes das demais regiões, todos eleitos por aclamação em chapa única - Foto: ARQUIVO
 


Mais matérias desta edição