Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Irrigação

MORADORES DIZEM QUE BARRAGEM ESTÁ ABANDONADA

Projeto hidroagrícola da barragem do Bálsamo prevê a implantação de 200 hectares de área irrigada, beneficiando cerca de 150 famílias

Por arnaldo ferreira | Edição do dia 16/11/2019

Matéria atualizada em 16/11/2019 às 06h00

Manancial não atende agricultura de Alagoas e não tem política de uso racional da água
Manancial não atende agricultura de Alagoas e não tem política de uso racional da água | Arnaldo Ferreira

A maioria da população de Palmeira dos Índios (73.218, habitantes, na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirma que a barragem do Bálsamo vive situação de abandono e que até bem pouco tempo só abastecia municípios de Pernambuco. O administrador de empresa, Oscar Medeiros, é um dos que dizem que o manancial não atende a agricultura de Alagoas e não tem nenhuma política de uso racional do manancial. “A barragem abastece o município de Bom Conselho há mais de 20 anos. Agora, recente, começou a atender a população dos municípios alagoanos de Estrela de alagoas e Minador do Negrão”. Oscar Medeiros reclamou que os agricultores de Palmeira vivem praticamente nas margens do manancial e não têm como desfrutar por falta de projeto de irrigação. O agricultor José Manuel de Vicente considerou que a barragem “é um paraíso abandonado pelo setor público”. Segundo ele, “cada governo que entra em Alagoas promete aproveitar a barragem. Mas, efetivamente, não faz nada. Nos períodos de eleitorais, os candidatos aparecem, prometem e, hoje, é só ir lá para ver: do lado de Alagoas não tem nada e do lado de Bom conselho, tudo é verde”, disse o agricultor, que já teve propriedade próximo a barragem e desistiu de esperar pela irrigação.

PROJETO

O projeto hidroagrícola da barragem do Bálsamo prevê a implantação de 200 hectares de área irrigada, beneficiando cerca de 150 pessoas da agricultura familiar, em uma primeira etapa. Esta foi a promessa pública que o governador Renan Filho fez em agosto de 2017. Na barragem, no lado de Alagoas, o projeto é esperado. Mas na prática não tem nada.

Entre as culturas aptas a serem desenvolvidas na área do perímetro prometido para ser irrigado, destacam-se inhame, goiaba, batata doce e hortaliças. No total, serão investidos R$ 5,6 milhões, provenientes dos governos estadual e federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, disse o governador, ao destacar, na época, que o governo do Estado ampliaria a funcionalidade da barragem do Bálsamo, que já serve de captação para a adutora que abastece os municípios de Minador do Negrão e Estrela de Alagoas. Esta segunda parte do projeto de abastecimento humano, realmente aconteceu. A barragem foi concebida para irrigação. Tem 500 metros de extensão, 40 metros de profundidade em alguns pontos e se espalha entre os cumes e grotas serranos. A lâmina d’água ocupa uma área com mais de 6 quilômetros quadrados, subutilizados. A barragem representa 70% do projeto orçado em R$ 78 milhões, nunca serviu para irrigar nada. A segunda etapa, que consiste na implantação do sistema de irrigação, não aconteceu por causa de problemas com desapropriações, mudanças de finalidade do projeto inicial, questões judiciais e, principalmente, irregularidades encontradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), incluindo o superfaturamento.

Mais matérias desta edição