Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Economia

SHOPPINGS ADOTAM SISTEMA DE DRIVE-THRU EM MEIO À PANDEMIA

Mesmo sem abrir devido ao isolamento social, empreendimentos buscam forma alternativa de vendas

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 30/05/2020

Matéria atualizada em 30/05/2020 às 06h00

Grandes, confortáveis, acessíveis e seguros. Os shoppings caíram no gosto do brasileiro que adora a mistura de requinte e variedades de marcas e preços. Mas os centros comerciais, assim como quase tudo que não é essencial, também foram obrigados a fechar as portas e de uma hora para outra as praças de alimentação, os cinemas e as lojas de marcas famosas ou de departamento tiveram que dar um parada. Nada que a criatividade e o redirecionamento não resolvam. A prova é que muitos lojistas, que já usavam as redes sociais, passaram a contar com elas para vendas online com e até com entrega em sistema de drive-trhu com hora marcada. No pioneiro Maceió Shopping, a suspensão das atividades não significou redução de trabalho, já que a rotina de limpeza e manutenção ocorre diariamente, afim de deixar a estrutura pronta para reabrir de forma impecável e com o estilo que o alagoano já se acostumou. Segundo a superintendência, os serviços que em funcionamento normal não seriam possíveis foram todos realizados e os clientes irão ter a estrutura com a mesma qualidade de sempre. "A limpeza geral, por exemplo, continua, para evitar o acúmulo de poeira e outros resíduos que, a longo prazo, possam danificar a estrutura do empreendimento. Também permanecem ativos os trabalhos de manutenção, como uma forma de prevenção. Vale ressaltar que é o momento ideal para reparos que não podemos fazer havendo grande circulação de pessoas", disse a direção do Shopping.

NORMAIS

O detalhe é que tudo isso vem sendo realizado dentro do que preconiza todas as normas sanitárias, inclusive com redução das equipes e um sistema de rodízio que garante a realização das atividades sem riscos. A estratégia deu certo. As equipes seguem com a rotina sem baixas e afastamentos, garantindo inclusive a higienização de todos os ambientes. Mas o mais importante é que se de um lado a estratégia para garantir a estrutura continuou, por outro a direção vem trabalhando junto com os colaboradores e lojistas estratégias que permitam não só a retomada dos negócios, mas principalmente a manutenção dos empregos. "Nosso varejo, assim como acontece no restante do país, passa por um momento inédito e desafiador, que exige de todos comprometimento e muito esforço para que continue sendo uma das principais atividades econômicas em nosso Estado, gerando emprego e renda para milhares de alagoanos. Por isso, estamos unindo esforços para minimizar os prejuízos de nossos lojistas, evitando assim qualquer decisão regressiva", informou a direção. A notícia é uma maneira de também tranquilizar o mercado e principalmente os trabalhadores, já que a direção sabe do impacto econômico que o shopping representa para a cidade. Por isso já constrói um caminho de retorno no momento certo, para criar as melhores promoções e atividades que ajudem a alavancar os negócios, em especial para as compras do segundo semestre. A empresa sabe da importância social que desempenha na cidade e no Estado.

VENDAS

Como a vocação é vender, as empresas que conseguiram se adaptar as exigências sanitárias e de comércio online não pararam. Com isso, mantiveram suas marcas em evidência e mobilizando seus clientes cativos e os novos por meio de suas redes sociais. O resultado tem sido uma forma de atendimento dinâmico, sem perder o ritmo e o principal: mantendo a fidelidade. "Seguindo recomendações das autoridades sanitárias e o decreto estadual em vigência, permitimos a venda de produtos pelos meios digitais e o cliente tem a opção de escolher a retirada por meio de drive-thru com hora marcada. Montamos boxes de entrega em uma das portarias do Maceió Shopping, para que o motorista se aproxime e receba o pedido, sem sair do carro. Em nosso site é possível conferir todas as lojas que estão em funcionamento e o link direto para contato", detalhou a direção.

Mais matérias desta edição