Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Aposentadoria

TEMPO PARA APOSENTADORIA NO INSS EM ALAGOAS É O MAIOR DO PAÍS

Em média, o alagoano espera 90 dias para conseguir o benefício do governo federal, diz instituto

Por Carlos Nealdo | Edição do dia 02/06/2020

Matéria atualizada em 02/06/2020 às 06h00

O levantamento do governo mostra que o tempo médio para conseguir o benefício do INSS no País foi de 69 dias
O levantamento do governo mostra que o tempo médio para conseguir o benefício do INSS no País foi de 69 dias | Agência Brasil

O tempo médio para conseguir um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas é o maior do País, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (1). Segundo os dados, o alagoano levou em média 90 dias para conseguir o benefício em março. Por lei, os pedidos devem ser analisados em um prazo de até 45 dias. O levantamento mostra que o tempo médio para conseguir o benefício do INSS no País foi de 69 dias. Goiás apresentou o menor tempo, com 55 dias. Seguido de São Paulo (56), Rio de Janeiro e Santa Catarina (ambos com 59 dias). Além de Alagoas, o Piauí e o Tocantins também apresentaram o mesmo prazo de 90 dias. Em seguida aparecem o Maranhão (87), Bahia (87), Acre (85) e Sergipe (84). Em todo o País, segundo o boletim do órgão, em março havia 1,8 milhão de requerimentos de benefícios previdenciários aguardando análise pelo INSS. Os números de Alagoas não foram divulgados. Desse total, 1,2 milhão esperavam pela primeira avaliação dos seus requerimentos e 520 mil já haviam passado pela análise e necessitavam cumprir exigências do INSS para serem pagos. O boletim mostra também que em março, o INSS indeferiu 4.838 pedidos de benefícios em Alagoas, uma retração de 19,73% em relação ao número de pedidos feitos no mesmo mês do ano passado. Em todo País, foram indeferidos 286,8 mil pedidos - queda de 26,7% ante março de 2019. Além disso, foram cessados 4.699 benefícios em Alagoas - volume correspondente a 1,31% do total de benefícios no estado. Em todo o País, segundo o INSS, foram cessados 357,3 mil benefícios. Devido à pandemia do novo coronavírus, os postos de atendimento aos segurados do INSS permanecerão fechados ao público até 19 de junho, segundo portaria publicada na sexta-feira (22) no Diário Oficial da União. A medida, segundo a publicação, visa a proteção da população durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. Durante esse período, o atendimento seguirá sendo prestado pela internet, por meio do Meu INSS, ou pelo telefone 135. Os casos que dependem de perícia médica serão analisados sem a perícia presencial. Em vez disso, será necessário que o segurado anexe o atestado médico pelo portal ou aplicativo Meu INSS. Antes da conclusão da análise, o instituto vai antecipar parte do benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045). Os postos do órgão federal responsável por conceder e pagar aposentadorias e pensões fecharam suas portas oficialmente em 23 de março. Em São Paulo, as unidades estão fechadas desde 19 de março.

MEU INSS

Dúvidas sobre como acessar o Meu INSS, gerar senha e solicitar serviços e benefícios podem ser tiradas na página oficial do INSS. Para acessar, clique aqui ou utilize o link: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/. Para ir direto para o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no navegador do computador ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular gratuitamente. As informações são da Folhapress.

CONTRATAÇÃO

O INSS prepara a contração de servidores para para atuação exclusiva na análise de benefícios. Os demais aposentados e militares inativos, que trabalharão no atendimento, serão selecionados e só começarão a trabalhar após o fim do estado de calamidade causado pela Covid-19, tão logo o atendimento ao público seja retomado nas agências do INSS". A previsão seria de que as unidades reabrissem em mai - o que não ocorreu. A intenção do governo é fazer com que idosos e doentes, que geralmente procuram as agências, não estejam expostos ao vírus.

Mais matérias desta edição