Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
turismo

UM PARAÍSO SEGURO EM AL SE TRANSFORMA EM DESTINO FAVORITO

.

Por ASCOM PORTO DE PEDRAS | Edição do dia 10/04/2021

Matéria atualizada em 10/04/2021 às 04h00

Em Porto de Pedras, as praias vão se seguindo com nomes e estilos diferentes
Em Porto de Pedras, as praias vão se seguindo com nomes e estilos diferentes | ASCOM PORTO DE PEDRAS

Uma cidade bucólica, de praias desertas, lindas e limpas, muita história para contar, gastronomia de dar água na boca, artesanato criativo e inúmeras pousadas de charme é considerada um dos destinos favoritos dos brasileiros. Esse paraíso se chama Porto de Pedras, uma das três cidades da conhecida Rota Ecológica do Litoral Norte.

As principais praias da cidade já foram descobertas por milhares de brasileiros e estrangeiros que reconhecem o cuidado que moradores e poder público têm com o destino. No centro histórico, cheio de casinhas coloniais, o mar se encontra com o rio Manguaba, formando um dos mais belos cartões postais. Entrecortado por manguezais preservados, o rio serpenteia e oferece passeios e um por do sol inigualável.

Em Porto de Pedras as praias vão se seguindo com nomes e estilos diferentes. No Patacho, as pousadas de charme, as piscinas e a tranquilidade do lugar têm atraído investidores e projetos internacionais. É no Patacho que está sendo implantado, em parceria com o Governo do Estado, através da Sedetur, o projeto piloto do Bandeira Azul, um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo.

Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

“Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias”, diz o secretário Rafael Brito que destaca o empenho do prefeito Henrique Vilela em cumprir todas os protocolos exigidos.

As secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente estão atuando para garantir que todos os itens do calendário sejam cumpridos rigorosamente. A qualidade da água do mar e dos rios do município está sendo monitorada através do Instituto do Meio Ambiente, a cidade é a primeira da rota a disciplinar o passeio de jangadas às piscinas, com apoio do ICMbio e da Marinha, para garantir a preservação dos corais, mutirões de limpeza urbana são realizados e a fiscalização permanente monitora os serviços.

Basta uma caminhada a mais e o turista chega a praia de Lages, que fica inserida em um povoado nativo. Seus vastos coqueirais oferecem , literalmente, muita sobra. E não é à toa que as pousadas ofereçam redários aos visitantes para “largatear” no lugar. Lages tem águas rasas, mornas, calmas e oferece piscinas fora do circuito turístico. Se estendendo até a divisa com a vizinha Milagres, o rio Tatuamunha é o santuário dos peixes -boi que encontraram no lugar o habitat perfeito. A faixa de praia na região leva o nome do rio famoso.

Tem um centrinho de artesanato e gastronomia cheio de charme. Os artesãos de Porto de Pedras são acompanhados para garantir a qualidade do produto que caminha para uma certificação regional. Todos os meios de hospedagem e serviços estão sendo inseridos no Cadastur e seguem o rígido protocolo sanitário da cidade contra a Covid-19.

Desde o início da Pandemia, a prefeitura adotou todos os procedimentos e tem acompanhado a evolução dos casos que não tem crescido proporcionalmente ao número de habitantes. O prefeito Henrique Vilela diz que vários projetos estão em andamento focados no turismo sustentável, que valorize as raízes e a insira a população nas várias etapas desse desenvolvimento. “Somos uma cidade centenária, erguida após muitas batalhas históricas que precisa aliar essa memória histórica ao desenvolvimento moderno”, conclui o prefeito.

Mais matérias desta edição