Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5653
Economia

VENDA DE FANTASIAS CARNAVALESCAS PARA PETS MOVIMENTA ECONOMIA DO SETOR

Mercado conta com fantasias e bailes para atender a um público que não deixa sua companhia em casa

Por ROGÉRIO COSTA | Edição do dia 09/02/2024

Matéria atualizada em 09/02/2024 às 04h00

As fantasias carnavalescas para cães e gatos estão ganhando cada vez mais o gosto das pessoas responsáveis por seus animais, movimentando o mercado na capital alagoana. Nas vitrines, fantasias e adereços carnavalescos para os pets estão expostos com destaque e há opções para todos os gostos e bolsos.

Erick Barboza é gerente de um pet shop com dois endereços em Maceió. Ele cita que as pessoas estão cada vez mais animadas em frequentar eventos com os seus pets, diante de uma programação cada vez mais variada onde animais de estimação e pessoas interagem com naturalidade.

“Esse ano estamos com uma oferta bem maior de fantasias para pets. Em relação aos modelos, temos para cães de pequeno e grande porte, com valores entre R$ 69 e R$ 190. Ainda dispomos de adereços como máscaras, gravatas, laços personalizados, tiaras”, informa.

Como orientação, Erick ressalta que é importante verificar a reação do pet quando ele estiver com a fantasia. Por isso a importância de levá-lo quando for fazer a compra.

Diante dessa disposição dos foliões e seus pets, eventos onde a proposta é inserir os pets e seus tutores ou responsáveis já estão nas agendas de muitos carnavalescos. “No dia 10, nós e os nossos parceiros vamos realizar um desfile na rua fechada da Ponta Verde, o nosso bloquinho pet estará na rua animando as pessoas”, conta o gerente.

O segmento dos shoppings já entendeu que essa interação é perfeitamente possível e deve ser incentivada, por isso os principais centros de compra da capital alagoana anunciam bailes de carnaval onde as pessoas podem levar seus cães e gatos.

A programação de carnaval no Parque Shopping oferece, desde as prévias e nos dias de folia, uma programação animada e com muita folia. Nesta sexta-feira (9) e nos dias de carnaval, às 16h, o bailinho Folia no Parque promete muita alegria.

Já o Maceió Shopping abre em horário especial durante o carnaval, desde o sábado de Zé Pereira (10) até a quarta-feira de Cinzas (14), para momentos de alegria, diversão e entretenimento com a família, amigos e os pets. E para encerrar a programação, a partir de 16h, na praça central, realiza mais uma edição do tradicional “Bailinho Pet”, com a alegria comendo solta nos corredores.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) estima que existe um total de 167,6 milhões de pets no Brasil, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos. Diante dessa realidade, o mercado tem motivos de sobra para estar em crescimento e evolução, visto que a sociedade está cada vez mais responsável e consciente da importância dos animais no dia a dia.

Segundo o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), ao contrário da queda ocorrida na maioria dos setores da economia durante a pandemia, as empresas de cuidados com animais domésticos mantêm-se em constante crescimento e ampliando seus espaços e serviços.

Atualmente, são mais de 285 mil empresas voltadas para os pets no Brasil, sendo o terceiro maior mercado do segmento do mundo, e esse crescimento só se acentuou após a pandemia da Covid-19, oportunidade de uma convivência entre as pessoas e seus animais de estimação, sendo essa uma área onde investir é algo bastante promissor.

Mais matérias desta edição