Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Esportes

ALAGOANO DISPUTA SUL-AMERICANO DE JIU-JITSU EM SÃO PAULO

Jovem Márcio Vinícius Pinheiro, de apenas 17 anos, disputa a competição neste fim de semana

Por debora rodrigues | Edição do dia 16/11/2019

Matéria atualizada em 16/11/2019 às 06h00

Apesar da pouca idade, alagoano Márcio Vinícius já conquistou 29 medalhas em competições oficiais e outras 60 em não oficiais; ele precisa de ajuda para competir em Salvador
Apesar da pouca idade, alagoano Márcio Vinícius já conquistou 29 medalhas em competições oficiais e outras 60 em não oficiais; ele precisa de ajuda para competir em Salvador | Reprodução/Instagram

É comum escutar que o esporte transforma a vida de uma pessoa, mas, quando essa transformação é vista na prática, tudo fica ainda mais bonito. Este é o caso do atleta Márcio Vinícius Pinheiro, de apenas 17 anos. Ele disputa a edição do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2019, neste fim de semana, na cidade de São Paulo.

Márcio não tem um patrocinador fixo e se vira como pode para conseguir dinheiro e bancar inscrição, passagem e hospedagem sempre que disputa uma competição fora de Alagoas. Para levantar fundos, ele acaba vendendo trufas e água de coco nas praias da cidade de Maceió. Além disso, o atleta também trabalha como barman em festas nos finais de semana.

Em conversa com a Gazeta de Alagoas, o jovem atleta desabafou sobre a dificuldade em conseguir patrocínio para se manter ativo nas disputas dos campeonatos da modalidade.

"É difícil, porque o apoio necessário, muitas vezes, não vem. Mas, como é um sonho, sempre venho tentando realizá-lo. É complicado estar na praia e ouvir muito 'não', mas é gratificante saber que sei que vou conseguir ir numa competição. É um sonho competir profissionalmente, mas é muito difícil", destacou Márcio Vinícius.

Ser atleta custa caro, pois, além arcar com os custos das competições, ele precisa manter seus treinos em academia de musculação e Jiu-Jitsu. Combinando com tudo isso, Márcio acaba gastando com sua dieta para continuar em boa forma.

PAI ORGULHOSO

O pai, Márcio Pinheiro, afirma que a vida de atleta não é nada fácil e que acaba bancado financeiramente muitos gastos do filho, mas que sente muito orgulho dele e dos jovens que escolhem o esporte como válvula de escape dos problemas.

“Se um jovem passar duas horas numa academia são duas horas a menos na rua. É muito bom ver jovens treinando e competindo, ficando cada vez menos nas ruas. Muitos professores dão aula porque gostam e não querem ver garotos da periferia, como meu filho é, no ócio, com a mente vazia”, revelou o pai de Márcio Vinícius.

No último Sul-Americano disputado, Márcio tinha apenas 16 anos e lutou contra um adversário de 23 anos. Ele acabou sendo derrotado, mas recebeu elogios do oponente pela sua garra. O atleta terminou a competição na 5ª colocação e, após ter vencido o Campeonato Alagoano, se classificou para a edição desse ano.

ROTINA

Isso tudo precisa ser conciliado com a rotina de treinos e estudos. O dia a dia de Márcio é bem agitado. No horário da manhã, ele vai à escola. Pela tarde, vai para o treino. O turno da noite é ainda mais difícil, já que ele se divide em dois. Até as 22 horas, ele estuda para prestar concurso e, depois, vai direto treinar Jiu-Jitsu até uma hora da manhã. E repete isso todos os dias.

CONQUISTAS

Apesar da pouca idade, Márcio tem um currículo de dar inveja. Ele já conquistou 29 medalhas em competições oficiais e outras 60 em não oficiais.

As principais marcas atingidas foram: campeão Alagoano por peso e absoluto, 3º lugar no Campeonato Brasileiro, Campeão da Liga Alagoana, 2º lugar no Norte e Nordeste, 5º lugar Sul-Americano (2018).

Pensando em mais títulos, Márcio já se inscreveu para o Salvador Open, uma competição internacional que será realizada nos dias 23 e 24 de novembro, na cidade de Salvador-BA. Mas, para conseguir cumprir com a meta, ele precisa de ajuda financeira, já que na viagem para o Sul-Americano, o pai acabou fazendo dívidas para conseguir realizar o sonho do filho de, quem sabe, trazer mais uma medalha para o estado de Alagoas.

PARA CONTRIBUIR

Os interessados em ajudar o atleta podem depositar qualquer quantia na conta de Márcio Vinícius B. S. Pinheiro de Moura, na Caixa Econômica, na Agência 2404, Operação 013 e Conta 186138.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias desta edição