Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Esportes

GRÊMIO-RS CHEGA A ALAGOAS COM PROMESSA DE LANÇAR TALENTOS

Tricolor Gaúcho formalizou parceria com o Guarani-AL e deve construir CT em Paripueira, em 2020

Por Fernanda Medeiros - com Anne Caroline Bomfim/Ascom | Edição do dia 30/11/2019

Matéria atualizada em 30/11/2019 às 06h00

Assinatura do contrato de parceria entre Grêmio e Guarani ocorreu no dia 23, em Ipioca
Assinatura do contrato de parceria entre Grêmio e Guarani ocorreu no dia 23, em Ipioca | Divulgação/Ascom

Alagoas festeja a chegada de um clube que promete revelar talentos para o futebol brasileiro: o Grêmio-RS. Tricampeão da Copa Libertadores, o Tricolor Gaúcho oficializou parceria para captar atletas no Estado. E o time planeja construir um Centro de Treinamento, em Paripueira, Litoral Norte, em 2020.

No último fim de semana, jogadores da escolinha do Guarani-AL, associação desportiva local que treina 130 jovens de várias cidades alagoanas, foram avaliados pela comitiva gaúcha. O Guarani é considerado a melhor equipe de futebol amadora do Litoral Norte e se torna o núcleo oficial do Grêmio na Terra dos Marechais.

A observação foi feita pelo supervisor geral de captação do Grêmio em Porto Alegre, Paulo Araújo. "O alagoano tem um futebol diferente. É um futebol raiz difícil de encontrar em grandes times brasileiros. Esse talento, se lapidado, pode revelar grandes atletas", explicou Araújo, que recruta talentos para o futebol do País há quase 20 anos e, em 2018, esteve em Alagoas para conhecer melhor o trabalho do Guarani. A assinatura do contrato se deu no sábado (23), em Ipioca. Além de Paulo Araújo, estiveram presentes Flávio Henrique e Everton Machado, observadores do clube em Alagoas; Alexandre Mendonça, vice-prefeito de Paripueira; o empresário Vanderlei Turatti e outros.

Com a formalização da parceria, a cidade de Paripueira torna-se um dos olhos do Grêmio no Nordeste. "A região ainda é pouco explorada. Então, este apoio será muito importante. O esporte é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Ele tira os jovens da ociosidade e oferece uma nova vida àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social", destacou Paulo Araújo.

Além das preparações física e técnica para o aprimoramento das habilidades, os jovens recebem ajuda de custo, como distribuição de cestas básicas e apoio psicológico.

Rosinaldo Gomes é educador físico e responsável técnico do clube. Com larga experiência na área esportiva, ele já atuou como observador técnico do Athletico-PR e reforça a importância de trabalhar o condicionamento físico do atleta e o emocional. "O rendimento do jogador depende de uma série de fatores e o sucesso não depende apenas do futebol. Temos que trabalhar o talento de maneira holística. Esses jovens precisam estar aptos para lidar com alegrias e frustrações", observou.

FUTUROS TALENTOS

Emanuel Vitor, 14, conhecido como "Acerola", é da categoria Sub-15 e sempre sonhou em ser jogador de futebol profissional. É incentivado pela família e o irmão mais velho, Washington, é a sua maior inspiração. "Ele é meu exemplo. Assim como eu, também ama futebol e hoje joga no Sete de Setembro", revela Acerola. O adolescente treina, pelo menos, três vezes na semana e divide a rotina entre o esporte e os estudos. "O meu maior sonho é jogar pela Seleção Brasileira. O importante é nunca desistir", afirma.

Minutos antes de entrar em campo para ser avaliado, Kauã Esdras, 16, estava com as expectativas a mil. Ele integra o Sub-17. "O meu coração está acelerado porque me preparei muito para este momento. Espero ter bom desempenho", declarou.

Visivelmente emocionado, o meio-campista José Cleberson, 16, do Sub-20, é enfático ao ser questionado sobre o seu futuro daqui para frente. "Quero dar uma vida mais digna para a minha família. Tenho certeza que a chegada do Grêmio a Alagoas vai dar mais visibilidade para nós. É uma motivação a mais", acredita, ele que começou logo cedo e já jogou em quase todas as categorias do Guarani. "Esporte é paixão e tem me ensinado que nada na vida vem fácil", encerrou.

/Assinatura do contrato de parceria entre Grêmio e Guarani ocorreu no dia 23, em Ipioca
/Emanuel Vitor, 14 anos, é o Acerola
/José Cleberson, 16 anos, quer dar vida mais digna à família
/Kauã Esdras, 16 anos: coração acelerado  antes dos testes

Mais matérias desta edição